FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

25 Jun 2024

Câmara de Viana abre concurso internacional de 12,6 ME para construção do novo Mercado Municipal

Rádio Geice
Mercado

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O executivo municipal aprovou, esta terça-feira, a abertura de concurso público internacional num valor que ascende a mais de 12,6 milhões de euros, o projeto de execução e peças, nomeação de júri e autorização de despesa da empreitada de construção do novo Mercado Municipal de Viana do Castelo.

A proposta, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, aprova, assim, a abertura de concurso público internacional por 12.600.161,85 euros e inclui a construção do edifício e arranjos envolventes.

Os concorrentes ou seus representantes devem apresentar as suas propostas na plataforma eletrónica até às 17h00 do 40º dia a contar da data de envio, para publicação, do presente anúncio para o Serviço das Publicações Oficiais da União Europeia. A abertura das propostas pelo júri só terá lugar findo o prazo fixado.

No documento de Análise Custo Benefício do novo Mercado Municipal é indicado que este é um investimento público “crítico” para o Município de Viana do Castelo, “que se justifica pelo importante contributo para a melhoria da rentabilidade dos negócios lá instalados e pela dinamização da ARU e espaços envolventes, mitigando os constrangimentos inerentes à localização e funcionamento do mercado atual”.

“Pretende-se que o novo mercado cruze a especialização na comercialização de produtos agroalimentares, de elevada frescura e priorizando os produtos de base local, com princípios e boas práticas de gestão orientados à rentabilização dos espaços, podendo para o efeito, incluir ofertas de serviços e produtos complementares. Desta forma, criará as condições necessárias para atrair mais clientes consumidores, bem como clientes profissionais, sobretudo em faixas etárias menos envelhecidas”, é ainda referido.

O projeto está estruturado em duas grandes intervenções, o edifício do mercado propriamente dito, cuja localização é sobre a implantação do demolido / desconstruído Edifício Jardim / Prédio Coutinho; e a reabilitação do espaço envolvente exterior ao novo Mercado Municipal de Viana do Castelo, um projeto complementar à execução do edifício do mercado e que tem como objetivo requalificar e revitalizar o tecido urbano, atrair e fixar população para o centro histórico, atrair e dinamizar o tecido económico do centro histórico, contribuir para a preservação e valorização do património construído, reforçar a atração turística e a oferta cultural dos serviços.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts