FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

sc v

29 Jul 2024

Surf Clube de Viana promove CELTA – Circuito Surf Junior

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Iniciativa conjunta com a Federación Galega de Surf procura revolucionar o surf júnior, destacar-se no turismo e na sustentabilidade na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

O evento, composto por três etapas, arranca já no dia 2 de agosto, na praia da Arda, em Viana do Castelo. Passa pela playa de Soesto, na Galiza, e termina a 26 de agosto, na playa de Pantin, também na Galiza.

 O circuito conta com a presença de surfistas Sub-18 Masculinos e Femininos de renome nesta edição de lançamento, que conta com uma etapa no Norte de Portugal e duas na Galiza.

A 1.ª etapa, também homologada pela Federação Portuguesa de Surf, realiza-se na praia da Arda, em Viana do Castelo, a 2 de agosto. Antecedendo o 25.º Luso Galaico, a grande festa de surfing da Eurorregião, que, com provas de Surf, Bodyboard e Longboard, se realiza na praia da Arda, a 3 e 4 de agosto.

“Viana do Castelo celebra este ano o 25.º aniversário do Luso Galaico e com a novidade de lançar um novo circuito de surf, dedicado aos jovens surfistas masculinos e femininos portugueses e galegos, fruto das excelentes relações entre o Surf clube de Viana e a Federación Galega de Surf. Para Viana do Castelo é uma honra ser o ponto de partida deste novo ciclo que reforça a notoriedade da nossa Eurorregiao através do desporto, juventude, sustentabilidade ambiental, cultura e turismo”, diz Ricardo Rego, vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

A 2.ª etapa está agendada para os fins de semana de 10 e 11 e de 17 e 18 de agosto nas ondas da playa de Soesto, em Laxe, na Galiza.

A última etapa realiza-se na playa de Pantin, em Valdoviño, na Galiza, nos dias 24, 25 e 26 de agosto. Precedendo o ABANCA Pantin Classic Galicia Pro, evento da World Surf League, que tem lugar entre 27 de agosto e 1 de setembro.

Román Diez, presidente da Federación Galega de Surf, afirma “as expectativas para a edição de lançamento do CELTA são elevadas, não apenas pela união cultural e estratégica do Norte de Portugal e da Galiza mas também pelo potencial de evolução que este evento traz para os surfistas galegos e portugueses. Destaco ainda que, ao nível desportivo, o CELTA vai beneficiar da grande festa Pantin Classic, das boas ondas da playa de Soesto, uma praia selvagem e não massificada, bem como do Luso Galaico e da praia da Arda, uma referência no surf.”

Luís Pedro Martins, presidente da Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal, refere “este novo evento vem ao encontro da estratégia desenhada pelo Turismo do Porto e Norte e pelo Turismo da Galiza, que tem por objetivo potenciar o Turismo da Eurorregião, dinamizando o conceito de duas regiões, um destino. São várias as iniciativas que estamos a desenvolver com os nossos vizinhos galegos, certos da força desta eurorregião, na qual o surf, os restantes desportos de deslize e náuticos, assim como o Enoturismo ou os Caminhos de Santiago são os principais pilares. É por isso fundamental reconhecer o dinamismo destes promotores, que fazem também do surf uma ponte de cooperação e perceber que estamos todos alinhados no mesmo desígnio.”

Além disso, revelou que, em breve, será apresentado o primeiro Cluster de Turismo de uma Eurorregião, com o apoio da CCDR Norte e da Xunta da Galiza.

O Circuito CELTA conta com o apoio da Federación Galega de Surf, da Federação Portuguesa de Surf, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Xunta da Galicia, do Concello de Valdoviño, do Concello Laxe, da World Surf Cities, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da Fundação do Desporto, da Quiksilver e da Roxy.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts