Ora, para responder a esta procura crescente, o calendário deste tipo de eventos torna-se progressivamente mais completo, incluindo muitos espetáculos generalistas, com diferentes géneros de música, desde o pop, ao rock e ao hip hop.
Adicionalmente, há festivais e eventos mais alternativos, orientados para apreciadores de estilos musicais mais particulares. É o caso do Festival Músicas do Mundo, do Cool Jazz, ou do Festival de Música Celta (eventos dedicados aos três estilos de música que os nomes dos festivais sugerem) e que já contam com um público significativo e bastantes seguidores de muitas nacionalidades.
Esta diversidade leva-nos à questão, terá a música mudado ou… simplesmente acompanhou o mercado à sua volta?
A ajuda das plataformas de música
Assim, existem já eventos adequados a diferentes preferências musicais, sejam elas mainstream ou mais diferenciadas.
Ora, esta diversidade de espetáculos ao vivo é consonante e parece ser promovida pela grande variedade de música que atualmente os melómanos têm disponível, em qualquer dispositivo com acesso à Internet.
Efetivamente, as plataformas como Spotify, Apple Music ou Youtube, cujo número de utilizadores tem crescido, disponibilizam uma enorme diversidade de géneros e discografias de artistas musicais, permitindo ouvir os mesmos artistas durante horas a fio ou descobrir mais músicas do mesmo género ou similar.
A verdade é que nunca houve tanta diversidade de música disponível, sendo praticamente impossível aceder a catálogos tão vastos em meios de reprodução analógica.
A música nas plataformas audiovisuais
Se o número de fãs de música cresce em todos os campos, a aposta em títulos do mesmo tema por parte das plataformas audiovisuais de streaming também tem sido relevante.
De facto, nas várias plataformas, são inúmeros os títulos dedicados a grandes artistas, como Taylor Swift (Miss Americana da Netflix), The Beatles (Get Back da Disney +) ou Coldplay (A Head Full Of Dreams da Prime Video).
Estes são títulos extremamente populares entre os fãs das bandas e músicos, permitindo saber mais sobre os artistas e aceder a conteúdos exclusivos.
A música no Gaming
A mesma tendência foi seguida no Gaming, com as gigantes do software a desenvolverem títulos que promovem a interação dos fãs com os seus artistas favoritos, em títulos como Call of Duty (Avenged Sevenfold e Snoop Dogg), Need for Speed (A$AP Rocky) ou WWE 2K (Machine Gun Kelly).
Nestes jogos, os músicos transformam-se em personagens e as suas músicas servem de banda sonora. Assim, os fãs têm a oportunidade de interagir com os seus artistas de eleição e com os seus traços de personalidade distintos, ao som dos seus êxitos favoritos, como se os conhecessem. É uma proposta, sem dúvida, muito aliciante.
Ora, a popularidade atual do tema da música e a vontade permanente dos fãs de saber mais e interagir com os seus artistas preferidos levou a que também o setor do iGaming desenvolvesse conteúdos dedicados a grandes artistas e que promovem esta conexão especial.
Assim, e para potenciar esta ligação músicos/fãs, as plataformas especializadas disponibilizam slot machines dedicadas a grandes ícones do rock, como, por exemplo, Jimi Hendrix (Jimi Hendrix online slot), Motörhead (Motörhead Slot) ou Lordi (Lordi Reel Monsters), desenvolvidas respetivamente pela NetEnt e Play’n GO, duas das principais fornecedoras de software do setor.
Estes títulos, de software extremamente realista, permitem que os jogadores interajam com símbolos que os fãs automaticamente associam aos seus ídolos: guitarras, Ás de Espadas e monstros, ao som dos seus maiores sucessos, destacando-se assim como mais uma forma de se relacionarem com os músicos e bandas favoritas e as músicas que os catapultaram ao estrelato.
Com efeito, potenciada pela era digital, a música é atualmente um dos setores do entretenimento com mais seguidores globalmente.
Neste novo quotidiano, multiplicam-se os meios através dos quais podemos aceder a música; o mais tradicional, claro está, são os concertos, mas a verdade é que através das plataformas de streaming de conteúdos e de jogos, a nossa relação com a música ganhou novas formas e fortaleceu-se.