FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Nacional

15 Ago 2024

As novas dimensões da música nos dias de hoje

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Os festivais de verão são muito apreciados no nosso país, alcançando um número crescente de espetadores. Efetivamente, os números demonstram que, só no ano de 2023, mais de um milhão de pessoas foi a festivais de verão, o que é bastante eloquente da adesão a estes eventos.

Ora, para responder a esta procura crescente, o calendário deste tipo de eventos torna-se progressivamente mais completo, incluindo muitos espetáculos generalistas, com diferentes géneros de música, desde o pop, ao rock e ao hip hop.

Adicionalmente, há festivais e eventos mais alternativos, orientados para apreciadores de estilos musicais mais particulares. É o caso do Festival Músicas do Mundo, do Cool Jazz, ou do Festival de Música Celta (eventos dedicados aos três estilos de música que os nomes dos festivais sugerem) e que já contam com um público significativo e bastantes seguidores de muitas nacionalidades.

Esta diversidade leva-nos à questão, terá a música mudado ou… simplesmente acompanhou o mercado à sua volta?

A ajuda das plataformas de música

Assim, existem já eventos adequados a diferentes preferências musicais, sejam elas mainstream ou mais diferenciadas.

Ora, esta diversidade de espetáculos ao vivo é consonante e parece ser promovida pela grande variedade de música que atualmente os melómanos têm disponível, em qualquer dispositivo com acesso à Internet.

Efetivamente, as plataformas como Spotify, Apple Music ou Youtube, cujo número de utilizadores tem crescido, disponibilizam uma enorme diversidade de géneros e discografias de artistas musicais, permitindo ouvir os mesmos artistas durante horas a fio ou descobrir mais músicas do mesmo género ou similar.

A verdade é que nunca houve tanta diversidade de música disponível, sendo praticamente impossível aceder a catálogos tão vastos em meios de reprodução analógica.

A música nas plataformas audiovisuais

Se o número de fãs de música cresce em todos os campos, a aposta em títulos do mesmo tema por parte das plataformas audiovisuais de streaming também tem sido relevante.

De facto, nas várias plataformas, são inúmeros os títulos dedicados a grandes artistas, como Taylor Swift (Miss Americana da Netflix), The Beatles (Get Back da Disney +) ou Coldplay (A Head Full Of Dreams da Prime Video).

Estes são títulos extremamente populares entre os fãs das bandas e músicos, permitindo saber mais sobre os artistas e aceder a conteúdos exclusivos.

A música no Gaming

A mesma tendência foi seguida no Gaming, com as gigantes do software a desenvolverem títulos que promovem a interação dos fãs com os seus artistas favoritos, em títulos como Call of Duty (Avenged Sevenfold e Snoop Dogg), Need for Speed (A$AP Rocky) ou WWE 2K (Machine Gun Kelly).

Nestes jogos, os músicos transformam-se em personagens e as suas músicas servem de banda sonora. Assim, os fãs têm a oportunidade de interagir com os seus artistas de eleição e com os seus traços de personalidade distintos, ao som dos seus êxitos favoritos, como se os conhecessem. É uma proposta, sem dúvida, muito aliciante.

Ora, a popularidade atual do tema da música e a vontade permanente dos fãs de saber mais e interagir com os seus artistas preferidos levou a que também o setor do iGaming desenvolvesse conteúdos dedicados a grandes artistas e que promovem esta conexão especial.

Assim, e para potenciar esta ligação músicos/fãs, as plataformas especializadas disponibilizam slot machines dedicadas a grandes ícones do rock, como, por exemplo, Jimi Hendrix (Jimi Hendrix online slot), Motörhead (Motörhead Slot) ou Lordi (Lordi Reel Monsters), desenvolvidas respetivamente pela NetEnt e Play’n GO, duas das principais fornecedoras de software do setor.

Estes títulos, de software extremamente realista, permitem que os jogadores interajam com símbolos que os fãs automaticamente associam aos seus ídolos: guitarras, Ás de Espadas e monstros, ao som dos seus maiores sucessos, destacando-se assim como mais uma forma de se relacionarem com os músicos e bandas favoritas e as músicas que os catapultaram ao estrelato.

Com efeito, potenciada pela era digital, a música é atualmente um dos setores do entretenimento com mais seguidores globalmente.

Neste novo quotidiano, multiplicam-se os meios através dos quais podemos aceder a música; o mais tradicional, claro está, são os concertos, mas a verdade é que através das plataformas de streaming de conteúdos e de jogos, a nossa relação com a música ganhou novas formas e fortaleceu-se.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts