A proposta, aprovada em reunião da Câmara Municipal, refere que os SMVC são responsáveis pela gestão dos resíduos urbanos e pela gestão da atividade de limpeza pública, atividades que “são manifestamente impulsionadas e acrescidas durante o período de Verão”.
“A limpeza e manutenção de praias balneares, assim como conservação da Ecovia Litoral e respetivas margens, é uma das competências assumidas pelos SMVC, designadamente na limpeza, valorização e higienização de todos os equipamentos”, refere a proposta.
Também “a conservação e manutenção dos acessos pedonais e passadiços das praias balneares é um trabalho contínuo, mas acrescido durante a época de preparação do verão, principalmente em invernos rigorosos como e de 2023/2024, que destruíram partes destes acessos”.
A proposta indica ainda que o reforço de pessoal nesta época é também necessário, através da contratação de pessoal para garantir o apoio durante todo o período de Verão, onde o fluxo de pessoas é maior na cidade e nas freguesias.
Para além destes encargos acrescidos, é necessário dotar a cidade de instalações sanitária provisórias e balneários, nomeadamente 58 WC (inclusive mobilidade reduzida) e dez módulos pré-fabricados portáteis (balneários) para que seja garantido que há resposta para o grande número de visitantes que recebemos, principalmente durante o mês de agosto.