Numa altura em que a Inteligência Artificial é temática central e incontornável na agenda mediática, social, empresarial e até política e que a União Europeia tomou a dianteira a nível mundial e avançou com o primeiro Regulamento sobre Inteligência Artificial, o Politécnico de Viana do Castelo, enquanto instituição de ensino superior atenta e empenhada em munir-se das melhores ferramentas a colocar à disposição de toda a comunidade académica, acolhe, já no início de setembro, a 23.ª Conferência Internacional de Inteligência Artificial – EPIA 2024 e a Escola Avançada de Inteligência Artificial – EAIA 2024.
A iniciativa, que irá contar com a participação de alguns dos mais renomados especialistas, investigadores e profissionais da área a nível nacional e internacional, decorre de 2 a 6 de setembro, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC).
Reconhecimento da comunidade e uma oportunidade de estabelecer parcerias | as razões que levaram à escola do IPVC para a coorganização do evento
Promovida pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial (APPIA), esta Conferência Internacional, anteriormente designada de Encontro Português de Inteligência Artificial, é já um evento “bem estabelecido e de renome na área”. Pedro Moreira, docente da ESTG-IPVC e membro da comissão organizadora, fala do repto lançado ao Politécnico de Viana do Castelo pela APPIA: “O desafio que nos foi formulado para coorganizar este evento, conjuntamente com a UM, é, por um lado, o reconhecimento da comunidade e, por outro, uma oportunidade de estabelecer parcerias e rede com diversas instituições e investigadores, processo fundamental para o desenvolvimento da nossa investigação no laboratório do IPVC, o Adit-LAB – Laboratório Aplicado de Transformação Digital.”
Embora não seja uma Conferência dedicada à temática da educação/ensino, Pedro Moreira afirma que existirão “contributos originais”, que poderão ter aplicação nas diversas dimensões de atuação das instituições de ensino.
180 investigadores de 30 nacionalidades
A Conferência Internacional de Inteligência Artificial (de 4 a 6 de setembro) é um fórum de excelência para investigadores, académicos e profissionais de todo o mundo se reunirem e debaterem os avanços mais recentes e as tendências emergentes na área da Inteligência Artificial. A programação inclui uma variedade de sessões temáticas, apresentações de trabalhos científicos, painéis de discussão e simpósios, promovendo um ambiente de troca de ideias e networking.
No EPIA serão apresentados 94 artigos completos e 15 posters, para além de três sessões com especialistas renomados:
- Dia 4 de setembro | Virgínia Dignum, especialista em ética e inteligência artificial.
- Dia 5 de setembro | François Pachet, perito em criatividade computacional.
- Dia 6 de setembro | Francisco Herrera Trigueiro, reconhecido pelas suas contribuições em aprendizagem automática e big data.
Já a Escola Avançada de Inteligência Artificial (dias 2 e 3 de setembro) define-se como uma plataforma educacional de excelência, com workshops e cursos intensivos, orientados por especialistas da área e desenhados para aprofundar os conhecimentos dos participantes, entre eles estudantes e investigadores, em temas avançados de Inteligência Artificial, oferecendo uma oportunidade única de desenvolvimento científico e profissional.
Para os dois eventos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG-IPVC) irá acolher cerca de 180 investigadores, oriundos de perto de 30 nacionalidades.
Além destas duas iniciativas, o programa contempla ainda uma mesa-redonda aberta à comunidade, permitindo uma interação direta entre a investigação e o setor empresarial. A iniciativa, dedicada ao tema “Inteligência Artificial na Sociedade: Oportunidades e Desafios”, irá decorrer na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, dia 4, às 17h30. Trata-se de uma oportunidade para fomentar a colaboração e a partilha de ideias, envolvendo stakeholders locais e destacando o impacto da Inteligência Artificial no desenvolvimento económico e social da região.
A par do Politécnico de Viana do Castelo, a organização do evento conta com a colaboração da Universidade do Minho, da Unidade de Investigação do Adit-LAB do IPVC, do Centro de Investigação Algoritmi e do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (UM).
Mais informações em epia2024.pt.