Após a presença da comitiva da ilha do Príncipe nas Neves no passado mês de março, foi a vez da comitiva portuguesa – Pedro Rego, Luís Franco e Álvaro Campelo – deslocarem-se a São Tomé e Príncipe. O momento mais emblemático foi a assinatura do protocolo de cooperação – assinado a 15 de agosto de 2024 na presença do Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova.
Em paralelo, foi cumprido um programa que incluiu inúmeras iniciativas com o propósito de contribuir para o reforço dos laços entre as partes, bem como para um maior conhecimento mútuo e uma reflexão sobre a importância do Auto da/e Floripes e a necessidade de se desenvolverem ações conjuntas.
Nesse sentido, e a par dos diversos contactos que foram sendo realizados de forma informal entre os locais, a comitiva portuguesa foi recebida pelas autoridades nacionais e regionais (Presidente da República de S. Tomé e Príncipe e Presidente da Região Autónoma do Príncipe) e estabeleceu contactos com várias instituições, nomeadamente o Instituto Camões.
No cumprimento do programa estabelecido, a comitiva portuguesa assistiu a um ensaio e à representação, reuniu com os atores (“pares”) e membros da Associação Cultural do Auto de Floripes, bem como participou numa palestra consignada ao Auto de/a Floripes.
O Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto renova o compromisso de continuar a trabalhar para a frutificação do protocolo assinado conjuntamente. Na verdade, depois do abraço dado entre as tradições e as comunidades, importa, agora, dar passos em conjunto para a salvaguarda do Auto da/e Floripes.
Em comunicado, o Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto dedicou “um agradecimento à Câmara Municipal de Viana do Castelo pelo apoio à deslocação e, igualmente, ao Governo Regional do Príncipe e à Associação Cultural do Auto de Floripes pela forma principesca” com que receberam a comitiva portuguesa, assim como “uma nota final de gratidão ao Álvaro Campelo por toda a colaboração prestada à coletividade e à comunidade”.