A caso da jovem atleta vianense foi, juntamente com outros, destacado pela instituição de ensino, que refere que Mariana Afonso é uma mulher que ingressou num curso onde habitualmente a maior parte dos colocados são do sexo masculino.
O IPVC refere que foi o pai de Mariana Afonso que lhe incutiu o “bichinho” pela área, já que opera no setor. Para além disso, a jovem está ligada à alta competição e espera complementar as suas competências com o curso em Engenharia Mecânica, a frequentar na Escola Superior de Tecnologia e Gestão. O Politécnico de Viana refere ainda que “o facto de ser uma mulher entre homens nesta profissão não lhe mete medo, bem pelo contrário”, afirmando ainda que “Mariana está pronta para mostrar que não há profissões de acordo com o género.”
A atleta vianense já tinha admitido recentemente, no programa “Viana Cidade Desporto”, da Rádio Geice, que pretendia estudar Engenharia Mecânica para se manter sempre “ligada às motas”, assumindo o sonho de um dia ser mecânica numa equipa do mundial de rali ou enduro.