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09 Set 2024

A ascensão dos eSports: como o jogo competitivo está a tornar um fenómeno global

Rádio Geice

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Os jogos competitivos, ou eSports, são um fenómeno que se desenvolveu a uma velocidade incrível na última década. Anteriormente conhecido como uma parte marginalizada e muitas vezes negligenciada da cultura dos jogos, tornou-se um fenómeno internacional e um passatempo para milhões de fãs. Tal como o futebol ou o ténis, os eSports têm uma enorme base de fãs que aposta nas suas equipas favoritas em rokubet-official.com. O desenvolvimento deste fenómeno levanta muitas questões. Porquê e como isso aconteceu? Qual é o estado atual dos eSports e o que podemos esperar dele no futuro? Para compreender tudo isto, é necessário olhar primeiro para a história e para o desenvolvimento deste tipo de jogos.

 

História e Desenvolvimento do Fenómeno

Os eSports começaram a desenvolver-se há mais de 30 anos, desde “jogos de vídeo”, que floresceu desde o final da década de 1970 até meados da década de 1980. Durante este período, a criação de jogos de arcade foi em pleno andamento, e jogos como “Space Invaders” e “Pac-Man” criaram algumas das primeiras competições organizadas. Por isso, estes dois jogos, talvez, tenham dado o maior contributo para atrair “fãs” deste tipo de atividade.

Depois, graças a outros jogos, como o StarCraft, o Counter-Strike ou o Warcraft III, foi formado um público bastante amplo, e estes jogos tornaram-se mais populares entre a comunidade de jogos, que apoiava o desenvolvimento dos desportos eletrónicos. Isto levou ao primeiro torneio organizado e ao nascimento de jogos profissionais que estabeleceu o terreno para uma nova forma de concorrência e produção de entretenimento.

 

O crescimento do crescimento

Podemos atribuir o crescimento explosivo do eSports a vários fatores-chave:

 

Acessibilidade e Tecnologia

A tecnologia permitiu uma mudança maciça. Tornou os jogos acessíveis numa escala que o mundo nunca tinha visto antes. A internet de alta velocidade, as consolas de jogo poderosas e os PCs sofisticados permitiram aos jogadores de todo o mundo jogarem uns contra os outros. Plataformas de streaming como o Twitch e o YouTube permitem aos fãs assistir a competições ao vivo e interagir com os seus jogadores favoritos.

 

Profissionalização e Investimento

A crescente audiência não passou despercebida pelos investidores e pelos patrocinadores. Algumas das maiores marcas da história moderna investiram em equipas, ligas e eventos. Isto aconteceu até tal ponto que os desportos eletrónicos se transformaram numa indústria. Hoje, já não é um nicho onde os jogadores podem passar algum tempo como hobby. É uma ocupação que os profissionais podem seguir com salários, endossos e instalações de formação.

 

Aceitação principal

Outra força significativa que impulsiona a ascensão dos desportos eletrónicos foi a sua aceitação dominante. O que já foi considerado uma forma geek ou nerd de passar tempo tornou-se um modo de vida normalizado. As equipas desportivas tradicionais e as celebridades possuem as equipas e fontes de comunicação social conhecidas cobrem os eventos. Até as universidades começaram a oferecer bolsas de estudo para os desportos eletrónicos, tratando-as como qualquer outra disciplina competitiva.

 

O estado atual do eSports

Em geral, os desportos eletrónicos contemporâneos são um grande ecossistema que inclui vários géneros. Alguns dos géneros populares utilizados como base para as competições de desportos de desporto são Multiplayer Online Battle Arenas (MOBAs), como “League of Legends”, First-Person Shooters, por exemplo, “Overwatch” e Battle Royale, como “Fortnite”. Cada um destes jogos atrai diferentes públicos e tem diferentes dinâmicas competitivas. As maiores competições de desportos eletrónicos, como o The International para “Dota 2” e o League of Legends World Championship, podem atrair o mesmo número de espectadores que os principais acontecimentos desportivos tradicionais.

 

Impacto Económico

Hoje em dia, o impacto económico do eSports é fundamental. A Statista estimou que a economia global dos eSports valeria mais de 1,87 mil milhões de dólares em 2025. Além disso, esta economia consiste principalmente em direitos de media, publicidade e acordos de patrocínio. Juntamente com tais benefícios, a indústria criou milhares de postos de trabalho, incluindo jogadores, novos treinadores e muitos funcionários dos bastidores, incluindo organizadores de eventos e criadores de conteúdos.

 

A dimensão de apostas em eSports

A interseção entre eSports e apostas acrescentou uma nova dimensão à indústria, espelhando o jogo tradicional desportivo. Os eventos eSports ao vivo tornaram-se quentes para apostas, com os fãs a colocarem apostas em resultados de jogos, vencedores do torneio e até eventos específicos no jogo. Isto aumentou o envolvimento do espectador e contribuiu significativamente para os fluxos de receitas da indústria. As plataformas de apostas online onde pode apostar nos desportos eletrónicos vivos expandiram as suas ofertas para incluir uma vasta gama de competições de eSports, atendendo à crescente procura. No entanto, este aspeto do eSports também traz escrutínio regulatório adicional e preocupações sobre a integridade e os jogos responsáveis.

 

Olhando em frente

O futuro do eSports parece muito próspero no contexto destes argumentos conclusivos. Para além de outras tendências, a inauguração da RV e da AR no campo eSports poderia oferecer múltiplas possibilidades para experiências envolventes. À medida que a implementação 5G avança, a ligação rápida da Internet 5G reforçaria o potencial de mercado para os eSports móveis.

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