A nova unidade hospitalar da CUF em Braga, um projeto com oferta de cuidados diferenciados e de elevada qualidade clínica, vai respeitar e desenvolver o legado que a CUF construiu ao longo dos 10 anos de gestão do Hospital de Braga, considerado durante vários anos consecutivos o melhor hospital do país pelo Sistema Nacional de Avaliação em Saúde.
Com um investimento de 45 milhões de euros, o futuro Hospital da CUF em Braga, que dará resposta à população do Minho, estará dotado de equipamentos médicos e tecnologia de diagnóstico e tratamento de última geração, assim como de um corpo clínico altamente qualificado.
O novo hospital, a construir em parceria com a Mundicenter, terá uma área de 12 mil m2 e irá contar com três salas de bloco operatório, 40 camas de internamento, Hospital de Dia Oncológico, Unidade de Cuidados Intermédios, Atendimento Permanente e uma oferta abrangente de especialidades médico-cirúrgicas e técnicas.
Esta unidade hospitalar irá articular-se com a rede de hospitais e clínicas da CUF, de forma a assegurar uma resposta abrangente, integrada e adaptada a todas as necessidades de saúde da população, com capacidade para dar resposta a mais de 100 mil pessoas por ano.
Com o objetivo de fomentar a formação médica e a investigação, contribuindo dessa forma para a excelência clínica do hospital, a CUF e a Universidade do Minho celebraram hoje um Memorando de Entendimento que prevê a promoção de Programas de Doutoramento para médicos do Minho e a cooperação na área do ensino médico e da investigação clínica, através da Escola de Medicina.
No que diz respeito à ligação à comunidade de Braga, a CUF formalizou oficialmente o seu pedido de adesão ao Conselho Local de Ação Social do município, de modo a contribuir de forma ativa para uma resposta às questões sociais da comunidade do concelho.
Para o Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz, “este é um dia importante na estratégia de expansão e consolidação da rede CUF“.
“Regressamos a uma região que conhecemos bem e a uma comunidade que também nos conhece bem. Estamos de volta com a mesma matriz que conheceram durante dez anos no Hospital de Braga: com um projeto diferenciador e com qualidade clínica, com uma forte integração na Comunidade e uma estreita colaboração com a Universidade“, acrescenta.
“Se, por um lado, a CUF pretende contribuir para o desenvolvimento socioeconómico da região, por outro a região do Minho acrescenta-nos valor. Sabemos que a CUF será mais forte por estar em Braga“, garante.
Com conclusão prevista para 2027, o Hospital da CUF em Braga irá criar mais de 300 postos de trabalho e ficará localizado no espaço contíguo ao centro comercial Braga Parque.
O anúncio do novo hospital da CUF em Braga decorreu hoje, no Hotel Vila Galé Collection Braga, antigo Hospital de São Marcos, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, e do Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz.
Sobre o futuro hospital da CUF em Braga:
● 45 milhões de investimento
● 300 postos de trabalho
● 12 mil m2
● 2 pisos de atividade assistencial
● Oferta abrangente de especialidades médico-cirúrgicas e técnicas
● 40 camas de internamento médico e cirúrgico
● Unidade de Cuidados Intermédios
● 3 salas de Bloco Operatório
● Hospital de Dia Oncológico
● Imagiologia com equipamentos médicos de última geração
● Atendimento Permanente