A promessa já tinha sido feita por Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, na calorosa recepção que a cidade fez a Iúri Leitão, no dia 12 de agosto, na Praça da República.
O autarca vianense, recorde-se, considerou Iúri “uma fonte de inspiração para todos os atletas e cidadãos” e nomeou-o mesmo, na hora, como o “imperador do ciclismo“. “O ouro brilhou em Santa Marta, o ouro está a brilhar em Viana do Castelo, na romaria das romarias, mas certamente brilhará para sempre no dorso do Iúri Leitão“, afirmou.
De lembrar que Iúri Leitão, que já tinha sido reconhecido como Cidadão de Mérito em 2021, pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo, ganhou a medalha de ouro no Madison, juntamente com o colega Rui Oliveira, e a prata no Omnium, a solo, na edição deste ano dos Jogos Olímpicos.
Nascido a 3 de julho de 1998, Iúri Leitão compete atualmente pela equipa Caja-Rural, tendo como treinador Gabriel Mendes, e tornou-se o primeiro português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos.