O CAPIC é o serviço do INEM direcionado para o atendimento das necessidades psicossociais da população, bem como para a prestação de apoio aos intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM). Estes profissionais garantem o apoio psicológico às chamadas telefónicas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM 24 horas por dia e, sempre que necessário, deslocam-se diretamente aos locais através das Unidades Móveis de Intervenção Psicológica de Emergência (UMIPE).
Nos primeiros oito meses de 2024, o CAPIC interveio em 4.837 chamadas reencaminhadas pelo CODU, menos 650 chamadas que no período homólogo de 2023. 64% dos utentes eram do sexo feminino. Comportamento suicidário, alteração emocional ou do comportamento ou incidente crítico foram os principais motivos que levaram ao contacto com este serviço do INEM.
Já a UMIPE tem registado um aumento do número de ativações face a 2023, tendo sido acionada para 922 situações, mais 292 do que no mesmo período do ano anterior. 54% dos utentes que receberam apoio das equipas da UMIPE eram do sexo feminino. O acionamento da UMIPE pode acontecer em diferentes contextos, por exemplo, para apoio no início do processo de luto na sequência de morte inesperada e/ou traumática, assistência a vítimas de sinistros ou a seus familiares e amigos, situações de risco iminente de suicídio, emergências psiquiátricas que impliquem risco de vida para o próprio ou para outros ou intervenção com vítimas de abuso/violação sexual.
Criado em 2004, o CAPIC é atualmente constituído por uma equipa de 31 psicólogos clínicos com formação específica em intervenção psicológica em crise, emergências psicológicas e intervenção psicossocial em catástrofe.
O CAPIC poderá ser contactado através do Número Europeu de Emergência – 112, em situações de crise psicológica, comportamentos suicidários, situações de abuso/violência física ou sexual, entre outras situações. Durante a chamada, colabore e responda a todas as perguntas que lhe forem colocadas, cumprindo as indicações transmitidas.
O INEM disponibiliza no seu site várias brochuras que se destinam a informar o cidadão sobre como identificar quando um familiar, amigo, ou até o próprio, necessita de ajuda, conhecer os sintomas de uma pessoa com algum problema psicológico ou até ter conhecimentos sobre o que fazer perante um episódio do foro psicológico.