“As Olimpíadas Intergeracionais representam uma mais-valia e um contributo indubitável para o incremento da prática do exercício físico na população sénior. Este projeto é um exemplo graças à participação dos seniores e envolvimento dos municípios e dos seus técnicos. E vocês são um exemplo e um orgulho para Cerveira e Tomiño, reafirmando o desporto não tem idade nem fronteiras“, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.
Cerveira-Tomiño venceu as últimas cinco edições das olimpíadas seniores ‘Olimpics4all’. No entanto, a prática de exercício físico e o convívio que são a essência deste projeto não se esgota nas competições distritais de periodicidade anual. Os 40 elementos da equipa de Cerveira-Tomiño encontram-se duas vezes por semana, no Parque de Lazer do Castelinho, para sessões de treinos monitorizados.
No total, Monção acolheu cerca de 400 seniores – em representação de todos os concelhos do Alto Minho, dos municípios de Salvaterra do Minho e de Fornos de Algodres, e ainda a presença da APPACDM de Viana do Castelo e Monção. Entretanto, já ficou definido que a 9.ª edição, em 2025, decorrerá no concelho de Valença.
De sublinhar que o projeto ‘Olympics4All’ – Olimpíadas Intergeracionais foi idealizado e concretizado pela Câmara de Vila Nova de Cerveira, em 2015, em colaboração com a Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), tendo desafiado os municípios altominhotos a aderir, mantendo-se até aos dias de hoje esta cooperação intermunicipal. Não obstante, a iniciativa está a ser replicada a nível europeu – Bulgária, Itália, Hungria, Eslovénia e Espanha -, com a designação de ‘In Common Sports’.