Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), estão previstos períodos de chuva persistente e por vezes forte no final do dia de quarta-feira, que se deverão prolongar até à manhã de quarta-feira.
Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) esclarece que a situação deve-se ao “transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte”.
Segundo o IPMA, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva persistente a partir desta terça-feira nas regiões Norte e Centro e que será por vezes forte na quarta e quinta-feira, em especial no litoral a norte do Cabo Mondego e regiões montanhosas.
Na região sul, a precipitação será em geral fraca, embora pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, podendo ser temporariamente moderada durante a manhã de quinta-feira.
Ainda de acordo com o IPMA, “os valores acumulados de precipitação no total dos referidos três dias poderão atingir entre 100 a 200 mm [milímetros] no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação entre as manhãs de quarta e quinta-feira”.
O vento irá aumentar de intensidade entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira, soprando forte de sudoeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) no litoral Norte e Centro, e até 90 km/h nas terras altas, em especial das regiões Norte e Centro.
Para esta segunda-feira prevê-se céu pouco nublado, apresentando períodos de mais nebulosidade durante a manhã, que poderá persistir na faixa costeira das regiões Norte e Centro.
As previsões apontam também para a possibilidade de ocorrência de períodos de chuva no Minho para o fim do dia e neblina ou nevoeiro matinal, em especial no Norte e Centro.
O vento será fraco a moderado do quadrante oeste, por vezes até 40 quilómetros por hora nas terras altas partir da tarde.