A sessão, que decorre durante a manhã, a partir das 09:30 horas, visa apresentar o projeto e promover o debate sobre a igualdade de género no mundo laboral e conta com a participação de representantes institucionais e especialistas na área, no domínio académico, profissional e empresarial.
A abertura da sessão fica a cargo do presidente da Câmara Municipal de Valença, José Manuel Carpinteira, seguindo-se as intervenções de Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, sobre o sucesso da parceria entre as entidades envolvidas, e de Pablo Fernández López, secretário-geral de Emprego e de Relações Laborais da Conselheria de Emprego, Comércio e Emigração da Junta da Galiza, que faz a apresentação oficial do projeto “Iqual Campus”.
Ao longo da manhã, especialistas como Anália Torres, da Unidade de Sociologia do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa, discutem o tema “Desenvolvimento e Igualdade de Género no Mundo Laboral”, e há ainda um painel sobre “O papel da formação em Igualdade de Género no Trabalho”, com a participação de um representante da Universidade de Santiago de Compostela.
O programa inclui uma mesa-redonda sobre “Boas Práticas em Igualdade Laboral”, moderada pela jornalista Cláudia Viana, com intervenções de empresas de referência, dos dois lados da fronteira, seguindo-se um debate moderado por Maria Isabel Dias, da Universidade do Porto.
O projeto “Iqual Campus” é financiado pelo programa INTERREG | POPCTEP 2021-2027, sendo liderado pela Junta da Galiza, em parceria com Universidade de Santiago de Compostela, Universidade do Porto, e a CIM Cávado. Este projeto transfronteiriço tem como principal objetivo melhorar a qualidade e a cobertura dos serviços de formação na área da igualdade de género, através da implementação de um sistema formativo piloto que pretende capacitar diferentes públicos, tanto em Portugal como em Espanha.