FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

11 Out 2024

IPVC reforça posição em conceituado ranking internacional do Ensino Superior

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Politécnico de Viana do Castelo continua a ganhar destaque a nível global ao subir no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025, que avalia mais de duas mil Instituições de Ensino Superior em todo o mundo. A excelência, o impacto e o volume da investigação produzida e a forte internacionalização da instituição foram os fatores-chave que contribuíram para esta melhoria.

Reconhecido como um dos mais conceituados rankings do Ensino Superior, o THE World University Rankings avalia as instituições com base em 18 indicadores de desempenho, distribuídos por cinco áreas-chave: Internacionalização (International Outlook), Excelência e impacto da investigação (Research Quality), Relação com a indústria (Industry), Qualidade do ensino (Teaching) e Volume de investigação (Research Environment).

Na edição de 2025, o IPVC destacou-se particularmente nos indicadores de qualidade da investigação, que registou um crescimento considerável, subindo de 35,4 pontos em 2023 para 41,7. O volume de investigação também apresentou uma evolução significativa, passando de 9,6 para 15,4 pontos. A internacionalização mantém-se como um dos pilares fundamentais, com uma pontuação estável de 44,0, comparada aos 44,1 do ano anterior.

Nos outros indicadores, o IPVC continua a progredir: na relação com a indústria subiu de 18,7 para 19,3 pontos, e na qualidade do ensino, passou de 13,0 para 13,1 pontos, demonstrando o compromisso da instituição em melhorar continuamente a formação dos seus estudantes.

Em Portugal, apenas 18 instituições de Ensino Superior integram o ranking THE WUR 2025, distribuídas por 14 universidades, três politécnicos e uma Escola Superior de Enfermagem.

Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinha que a estratégia da instituição passa por continuar “a fortalecer e expandir as redes internacionais, impulsionar projetos de investigação e inovação, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior.” Este posicionamento é complementado pela aposta na Inovação Pedagógica, que inclui a flexibilidade curricular, os estágios curriculares, o contacto direto com a investigação e a implementação de novas abordagens pedagógicas.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts