Na área do Teatro, destaque para a coprodução de “Cordeiros de Deus ou Soldados da Esperança”, pela Loup Solitaire, no dia 04 de outubro, pelas 21:30 horas. Neste espetáculo, o encenador e dramaturgo Elmano Sancho procura descobrir qual é o significado do sacrifício nos dias de hoje. Uma coprodução Teatro Diogo Bernardes, CULTURGEST, Loup Solitaire, TAGV, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, Teatro Viriato e Teatro Virgínia.
A 25 de outubro, a Ritual de Domingo – Associação Artística apresenta a coprodução “Matança do Porto do Pai”, em estreia absoluta no Teatro Diogo Bernardes, pelas 21:30 horas, numa criação original de Sónia Barbosa, que explora as dinâmicas familiares e os complexos rituais de poder e violência enraizados na vida quotidiana. Uma coprodução Teatro Diogo Bernardes, Cineteatro de Estarreja, Teatrão e Junta de Freguesia de Oliveira do Conde.
No âmbito do projeto Boca Aberta, integrado na Odisseia Nacional, é apresentado o espetáculo “Onde é a Guerra?” em diversos jardins-de-infância do concelho de Ponte de Lima (Agrupamentos que integram o Plano Nacional das Artes) e, no dia 12 de outubro, duas sessões no Teatro Diogo Bernardes para público geral/ famílias, pelas 11:00 horas e pelas 15:30 horas.
Na música, a programação conta com os espetáculos “Há… Jazz no TDB”, pela Escola de Jazz do Porto, no dia 9 de outubro, pelas 21:30 horas, com um Tributo a Neal Heftin (1922-2008).
No dia 18 de outubro, pelas 21:30 horas, o Coletivo Raso apresenta “Transeunte”, em estreia absoluta no Teatro Diogo Bernardes, com uma abordagem à dicotomia realidade/ imaginação, a partir da noção da deriva urbana, num universo caraterizado pelo cansaço e ausência de anonimato do indivíduo. Raso é um coletivo artístico desenhado da raiz da flor da pele e constituído pelo limiano Carlos A. Correia (Outra Voz, Ensemble Libecciu), Ricardo Martins (Pop Dell’Arte, Jibóia, Chão Maior), Jonathan Uliel Saldanha (HHY & The Macumbas), Pedro Ribeiro e Diogo Mendes. Os realizadores Pedro Bastos Cláudia Ribeiro e a designer de moda Susana Bettencourt completam o coletivo.
Ainda na música, a banda Quinta do Bill, apresenta “Acústico”, no dia 26 de outubro, pelas 21:30 horas, num formato que cruza a emoção do acústico com a energia do folk e do rock, a Quinta do Bill leva para palco um alinhamento exclusivo.
Os bilhetes para os eventos podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes, de segunda a sexta-feira, no horário normal de funcionamento ou online, no site da BOL.