Pedro Vigário convocou os juniores Diogo Pinguinha (Guilhabreu MTB Team), Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB Team), Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos), João Vigário (DOMARSA/Santa Cruz/Bicicastro), Lucas Angélico (BilaBiker’s Cycling Team) e Xavier Gaspar (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria), os sub-23 Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) e Tomás Gaspar (Penafiel Bike Clube) e o elite Bruno Silva (Rádio Popular-Paredes-Boavista).
“A seleção é muito jovem e o objetivo é, essencialmente, ganhar experiência. Este ano tivemos duas corridas internacionais em Portugal, que serviram de preparação para o Campeonato da Europa. A ideia fundamental é dar experiência neste tipo de competições a uma seleção que está a dar os primeiros passos“, explicou.
Apesar dos três dias de competição, os dois primeiros são reservados a provas de masters e ao team relay, pelo que a Seleção Nacional só vai entrar em prova no domingo. Os juniores são os primeiros, às 09:00 horas, seguindo-se os sub-23, às 11:50 horas, e, finalmente, os elite, às 14:30 horas.
Em Portugal, as provas serão transmitidas em direto na Eurosport 2.
Esta será apenas a segunda participação de Portugal num Campeonato da europa desde a reintrodução do ciclocrosse. Em 2023, os sub-23 Ana Santos e Rafael Sousa foram os únicos representantes portugueses e terminaram em 22.ª e 37.º, respetivamente.