A aula, lecionada por Rodrigo Girão (Python Developer e Alumni do Técnico) e pelos professores Inês Lince e Arlindo Oliveira, do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, percorreu três grandes capítulos: Algoritmia e Programação por objetos, Desenvolvimento em Python e Inteligência Artificial.
Do outro lado, estavam cerca de 1800 alunos universitários, de vários pontos do país e das mais variadas áreas de formação, desde a Engenharia Informática à Psicologia, que aprenderam um pouco mais sobre programação.
Com esta distinção, a Magma Studio e o Instituto Superior Técnico concluem o propósito inicial do evento: reforçar o posicionamento de Portugal nos mercados e comunidades internacionais como um país de jovens, profissionais e empresas altamente qualificados no setor tecnológico, sensibilizar os jovens, e a população em geral, para a crescente importância da tecnologia nas escolhas de carreira, e destacar a relevância das competências digitais.
“Este recorde destaca, acima de tudo, o talento nacional e o vasto potencial que a tecnologia tem para moldar o futuro de Portugal. Ao juntarmos representantes das maiores empresas tecnológicas e as futuras gerações de talento, acreditamos que esta iniciativa não só deixará uma marca na história da digitalização do país, mas também servirá como uma inspiração para a valorização e a retenção dos nossos jovens talentos. Esperamos que o impacto deste evento transcenda o momento presente e reforce o compromisso em apoiar e reconhecer aqueles que serão os impulsionadores da inovação tecnológica nacional nos próximos anos“, destaca Miguel Gonçalves, CEO da Magma Studio.
Rogério Colaço, presidente do Instituto Superior Técnico refere que é uma enorme alegria entrar “para o Guiness com este propósito tão nobre: ensinar engenharia a jovens“.
“Todos os dias, desde há 113 anos, que o fazemos no Técnico. Esperamos que este recorde hoje atingido inspire ainda mais jovens a estudar e a fazerem connosco um futuro melhor. A informática e em especial a programação são ferramentas indispensáveis ao nosso crescimento sustentável enquanto sociedade“, afirma.
Após a aula, existiu um momento de networking com as empresas que patrocinaram a iniciativa – Ana Aeroportos de Portugal, Axians, Deloitte, Galp, Millennium BCP, NOS, NTT Data, Vodafone e Worten – no qual os participantes tiveram oportunidade de conversar com os +300 colaboradores das empresas sobre a sua experiência profissional, ofertas de trabalho e até bolsas de estudo.
A iniciativa contou com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e a Unicorn Factory Lisboa.