Com o título evocativo “Antes do Ser ~ Já era”, Pré●form proporcionará uma imersão na narrativa pessoal da artista, explorando as raízes e inspirações por detrás da sua obra.
Íris Loba recorre a elementos audiovisuais e a uma interação simbólica com o espaço e o público, enquanto o músico Mikhail Arutyunyan e o pintor Mutes enriquecem a experiência, oferecendo uma perspetiva mais profunda da criação artística.
A exposição Meta•morfo•sis apresenta esculturas em gesso e peças de joalharia tradicional reinterpretadas em grande escala, utilizando a técnica da Filigrana de Corda.
Inspirada pela palavra grega metamórfosis – que significa mudança, transformação ou transmutação –, a obra de Íris Loba reflete o seu percurso de contínua evolução artística, onde cada peça é um testemunho da sua exploração pessoal e da sua capacidade de reimaginar formas e materiais.
A mostra, de acesso gratuito e que estará patente até ao dia 30 de novembro, convida o público a uma experiência sensorial e reflexiva, com uma abordagem estética que dialoga com a tradição e a contemporaneidade.
Íris Loba, escultora e artista plástica de Viana do Castelo, tem construído uma trajetória única desde 2008, viajando pelo mundo performativo e integrando diversas expressões artísticas.
Formada em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas, a artista iniciou a sua carreira com estudos no Chapitô, em Lisboa, onde se dedicou aos ofícios do espetáculo.
Atualmente, o seu trabalho destaca-se pelo uso de materiais como corda, que endurece para transformar em joias de filigrana de grande escala, e pelas suas explorações recentes em gesso e body cast.