Decorreu este domingo, dia 17 de novembro, a tomada de posse dos novos órgãos concelhios do PSD de Viana do Castelo. A cerimónia decorreu no Hotel Axis, em Viana do Castelo, e contou com mais de uma centena de pessoas, numa sala cheia de militantes e simpatizantes do Partido Social democrata.
Nesta sessão marcaram presença os órgãos distritais do partido, os vereadores eleitos da coligação PSD/CDS-PP, o Presidente da JSD de Viana do Castelo, a Deputada na Assembleia da República, Emília Cerqueira e, Paulo Cavaleiro, Secretário-Geral Adjunto do PSD e deputado na Assembleia da República. O Presidente da Assembleia da República e Deputado eleito pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, José Pedro Aguiar Branco, não pôde estar presente, no entanto, enviou uma mensagem de apreço à equipa liderada por Duarte Martins.
Nos diferentes discursos ficou claro o apoio dos diferentes órgãos do partido àqueles que terão a função de preparar a jornada autárquica que arranca agora, de forma oficial.
Paulo Cavaleiro, Secretário-Geral Adjunto do PSD, após o enquadramento sobre o contexto nacional, afirmou o apoio dos órgãos nacionais à equipa que hoje tomou posse e a importância do trabalho autárquico que deverá ser continuado, de forma proporcionar uma mudança na governação de Viana do Castelo.
Duarte Martins, agora Presidente da Concelhia de Viana do Castelo, referiu no seu discurso de tomada de posse que esta equipa continuará o trabalho autárquico que tem vindo a fazer e anunciou a sua convicção sobre o perfil do candidato que a Concelhia pretende apresentar nestas eleições. Para o Presidente do PSD de Viana do Castelo, é importante seguir o sentimento popular e procurar a mudança, tendo já candidatos para quase todas as juntas de freguesia do concelho.
Marcaram também presença nesta sessão alguns destes candidatos às juntas de freguesia e membros das suas equipas.
As eleições que legitimaram a equipa encabeçada por Duarte Martins (Comissão Política de Secção) e por António Couto dos Santos (Mesa da Assembleia) aconteceram no passado dia 09 de novembro e contaram com uma grande afluência de militantes às urnas que, mesmo sendo lista única, contou com a vontade expressa de cerca de 80% dos militantes que exerceram o seu direito de voto.