Neste evento, que se realizou na Croácia entre os dias 17 e 22 de novembro e que tem como objetivo promover o empoderamento feminino, a inovação e a sustentabilidade nas comunidades rurais, Cristina Pereira foi uma das 20 mulheres selecionadas entre milhares de candidatas, representando Portugal com distinção.
Ao longo de uma semana intensa, Cristina participou em diversos workshops liderados por especialistas internacionais, aprofundando os seus conhecimentos em liderança, tecnologia e transformação digital.
A criação de soluções práticas para desafios reais enfrentados por comunidades rurais apresenta-se como uma realidade que pretende implementar, conectando assim estes temas enquanto mestranda do ManagiDiTH – Master of Managing Digital Transformation in the Health Sector, um mestrado inovador, desenvolvido em parceria pelas universidades europeias ISCTE (Portugal), Laurea (Finlândia) e Aristóteles (Grécia).
O ponto alto da sua participação foi o reconhecimento com o prémio Problem Solver, entregue durante a gala de encerramento.
Este prémio celebra a sua capacidade de abordar problemas complexos de forma prática e inovadora, refletindo a sua vasta experiência profissional ao longos dos 20 anos dedicados à enfermagem.
Cristina descreveu a experiência como “transformadora” e destacou o impacto do programa na sua visão sobre inovação e liderança.
“Foi um privilégio único representar Portugal. Este programa é uma plataforma para criar impacto positivo e duradouro nas comunidades”, afirmou.
Cristina expressou também gratidão à equipa organizadora, com especial menção a Berta Herrero, pela sua liderança inspiradora.
A Women’s Academy for Rural Innovation posiciona-se como um espaço para mulheres líderes colaborarem na criação de mudanças significativas, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento digital em áreas rurais.