“O sorriso, a generosidade, os silêncios, o companheirismo, a habilidade, a sabedoria, a humildade e sentido de entreajuda do José Rafael não acabaram hoje. Ficaram todos connosco nos nossos corações e nas nossas memórias“, lê-se numa nota partilhada nas redes sociais.
“Este ano, seria ano de fazeres a tua partida do Clã. Mas os caminhos da vida quiserem que caminhasses mais cedo em direção ao Pai para fazeres o teu Eterno Acampamento“, acrescenta, recordando também o quanto José Rafael gostava de acampar, de fazer as suas construções e da companhia dos colegas.
José Rafael Costa Fernandes frequentava o 2.º ano da Licenciatura em Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão.
Numa nota partilhada nas redes sociais, a “presidência do Instituto Politécnico de Viana do Castelo” também já manifestou “o seu pesar pelo falecimento” do jovem e endereçou “à família enlutada e aos amigos as sentidas condolências“.
Foi também decretado “luto académico no dia do funeral” e anunciado que a bandeira será colocada “a meia haste no edifício dos Serviços Centrais e na Escola Superior de Tecnologia e Gestão“.
O alerta para o acidente, ocorrido ao quilómetro 7, na União das Freguesias de Torre e Vila Mou, sentido Viana do Castelo-Ponte de Lima, deu-se por volta das 05:30 horas.
Deslocaram-se para o local 13 operacionais e seis viaturas dos Bombeiros Sapadores e Voluntários de Viana do Castelo, o INEM, a GNR e a concessionária Norte Litoral.