Neste momento, encontra-se aberta a candidatura ao Norte 2023 – Ciclo Urbano de Água em Baixa, para ampliação de redes de água e saneamento. A Câmara Municipal presente submeter o projeto de execução, agora aprovado, à referida candidatura, com uma estimativa orçamental de 980.722 euros.
A construção de infraestruturas de abastecimento de água e drenagem de águas residuais são uma competência da Câmara Municipal, na promoção da qualidade de vida dos seus munícipes.
Atualmente, cobertura da rede de saneamento no concelho é de 77,2%, tendo o Município o objetivo de alcançar os 85%. Desta forma, e mediante os recursos financeiros disponíveis, o investimento nesta área será sempre efetuado nos locais com mais problemas, nomeadamente alta concentração de habitações versus solos com pouca capacidade de infiltração.
Por isso, fez-se a avaliação das necessidades mais prementes para ampliação de redes de saneamento nas freguesias de Alvarães e Vila Fria, Lugares de Valverde e Souto do Monte respetivamente, locais com elevada densidade de moradias e terrenos de baixa permeabilidade. Nesse sentido, desenvolveu-se o projeto de execução com as condições técnicas necessárias à sua integração na ADAM – Águas do Alto Minho.