FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

Há 3 horas

Casa Carneiro encerra portas após 116 anos de história em Viana do Castelo

Rádio Geice
Casa_Carneiro_00

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A Casa Carneiro, um dos estabelecimentos comerciais mais emblemáticos de Viana do Castelo, vai encerrar definitivamente no dia 31 de dezembro de 2024, após 116 anos de atividade ininterrupta.

Fundada em 1908 por Abílio das Dores e Amadeu Sousa Carneiro, avô e tio-avô maternos de Francisco Carneiro (Chiquinho Carneiro), “A Tentadora – Carneiro & Irmão”, como inicialmente era conhecida, transformou-se rapidamente na reconhecida Casa Carneiro, ganhando um lugar de destaque no coração dos vianenses.

Começou como uma referência no comércio de tecidos de lã e algodão, promovendo “novidades exclusivas” que marcaram uma época com um slogan que ficou para sempre na memória coletiva “Quem diz Carneiro… diz lã – Quase Meio Século a Bem Servir”.

Ao longo das décadas, a Casa Carneiro foi adaptando a sua oferta e resistindo às mudanças dos tempos.

Sob a gestão de Zenaide Carneiro, o espaço transformou-se numa loja de artigos regionais e numa agência de Jogos Santa Casa Misericórdia de Lisboa, na altura com Totobola e Lotarias, mantendo-se sempre um ponto de encontro para a comunidade, especialmente durante as Festas d’Agonia, onde foi sempre um dos pontos de vendas de bilhetes da Romaria.

Posteriormente, já com “Bertinha” à frente, a loja abraçou novos desafios, adicionando jornais, revistas, tabacaria, e diversificando ainda mais a oferta dos Jogos Santa Casa.

Mais do que um simples estabelecimento comercial, a Casa Carneiro testemunhou a história, tanto em Portugal como no mundo.

Uma casa centenária que em Portugal “assistiu” ao Regicídio de 1 de Fevereiro (1908), à Implantação da República (1910), à Revolução dos Cravos (1974), à adesão de Portugal à CEE (1986), à Expo 98 (1998) e ao Euro 2004.

E no Mundo, à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), à Grande Depressão (1929), à Segunda Guerra Mundial (1939-1945), à Criação da ONU (1945), ao primeiro homem na Lua (1969), à Queda do Muro de Berlim (1989), aos Atentados de 11 de setembro (2001), à pandemia, entre tantos outros marcos históricos.

Um espaço que permaneceu durante 116 anos como um porto seguro para gerações de clientes que sempre encontraram aqui um sorriso e um atendimento especial, sem nunca tirar um dia de férias nem fechar sequer aos domingos e feriados.

O encerramento da Casa Carneiro marca assim o fim de uma era, mas o legado desta casa centenária perdurará na memória da cidade e de todos os que fizeram parte desta longa jornada.

Agradecemos profundamente a todos os nossos clientes e amigos que, ao longo destes 116 anos, tornaram a Casa Carneiro numa verdadeira instituição vianense (…) Casa Carneiro… a casa que dá dinheiro, despede-se, mas acredito que nunca será esquecida“, despediu-se, emocionada, a atual gerente Elisabete Mesquita.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts