Trata-se da 12.ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”, que conta com 500 farmácias aderentes, um pouco por todo o país, e que tem como objetivo transformar esse donativo em medicamentos para famílias em situação de pobreza, através do programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude.
Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova IMS, um em cada dez portugueses não consegue comprar os medicamentos de que precisa porque não tem dinheiro para os pagar.
Para apoiar esta causa basta deslocar-se a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).
“O Município de Viana do Castelo convida todos os cidadãos a unir esforços e participar na campanha “Dê Troco a Quem Precisa” promovida pela Associação Dignitude, uma iniciativa que visa apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade a garantir o acesso a medicamentos. Esta ação solidária é uma oportunidade de fazermos a diferença na vida de quem mais precisa, fortalecendo os valores de solidariedade e justiça social na nossa comunidade. Somos parceiros da Associação Dignitude e neste Natal os nossos munícipes também podem ser! Contamos com o seu contributo para tornar esta campanha um sucesso e ajudar a construir um futuro mais digno para todos. Não se esqueça que neste Natal o troco da sua compra equivale a medicamentos. Juntos somos mesmo mais fortes!“, explica Carlota Borges, Vereadora da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
“Um simples gesto pode mudar vidas. De 9 a 20 de dezembro, nas farmácias aderentes do distrito de Viana do Castelo, doe o troco das suas compras e ajude a garantir o acesso a um bem essencial: a saúde“, acrescenta Anabela Almeida, farmacêutica da Farmácia Central.
Só no distrito de Viana do Castelo, existe uma rede de 26 farmácias abem:, à qual mais de 385 beneficiários podem aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos.
Desde o início do programa abem:, em 2016, já foram dispensadas 21 417 embalagens de medicamentos apenas neste distrito no âmbito desta iniciativa.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
Foram Associados Fundadores da Dignitude: António Arnaut; António Ramalho Eanes; Francisco Carvalho Guerra; João Gonçalves da Silveira; João Cordeiro; Maria de Belém Roseira; Odette Santos Ferreira e Ana Paula Martins.
Sobre o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento é um projeto inovador da Associação Dignitude. Tem como objetivo permitir o acesso, de forma digna, aos medicamentos prescritos a quem não tem capacidade financeira para os adquirir, cobrindo, no receituário, o valor não comparticipado pelo Estado.
O abem: está presente em todo o país, incluindo regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer família em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciada, cada elemento do agregado familiar tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à comparticipação de medicamentos aos beneficiários abem:.