A distinção aconteceu no âmbito da segunda edição da Gala Solidária, promovida por aquela associação e que teve lugar no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, em final de novembro.
O docente fala de um prémio que enaltece o trabalho e a investigação que são feitos na academia e que refletem a parceria e a articulação estratégica com o tecido social, económico e empresarial da região.
A atribuição do galardão de Mérito Académico acontece em linha com a distinção, pelo quatro consecutivo, de Leonel Nunes como um dos investigadores e cientistas mais citados a nível mundial, de acordo com a prestigiada “World’s Top 2% Scientist List”, elaborada pela Stanford University, em parceria com a editora Elsevier. Leonel Nunes foi distinguido como o investigador português, de um total de 11, mais citado do mundo na área das Ciências Ambientais, indica a SCOPUS, a maior base mundial de dados de resumos e citações científicas.
“Ter o reconhecimento dos pares pelo trabalho que desenvolvemos enquanto docentes, mas, de forma particular, como investigadores, é extremamente prestigiante, mas o galardão agora recebido pela Associação Empresarial do Minho é igualmente importante, porque espelha o reconhecimento da região e das entidades que a compõem ao trabalho que é feito no IPVC”, começa por descrever Leonel Nunes.
Docente do Politécnico de Viana do Castelo há quase uma década, Leonel Nunes começou a sua carreira no IPVC na Escola Superior Agrária, estando agora a lecionar na Escola Superior de Ciências Empresariais. É também investigador na Unidade de Investigação IPVC-proMetheus – Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade.
Tem desenvolvido a sua investigação em torno das Ciências do Ambiente, mais concretamente na área das energias renováveis, com particular destaque para a biomassa. “Dou tanto valor a este prémio como ao da SCOPUS. A distinção pela AEMinho simboliza o reconhecimento dos nossos parceiros enquanto investigadores inseridos e a trabalhar em estreita articulação com a região. Esta distinção é também prestigiante para o próprio Politécnico de Viana do Castelo, enquanto motor fundamental para a economia e toda a região. É também importante que o tecido empresarial saiba que existem bons profissionais a operar na região e estes prémios servem esse fim.”