Durante a cerimónia, César Ferreira destacou o desempenho da região Norte, que participou com a maior comitiva da edição de 2024, composta por 186 jovens, dos quais 89 foram medalhados.
“Estes números são um sinal inequívoco da excelência da formação profissional na nossa região. O desafio agora é conquistar medalhas no Campeonato da Europa, em 2025, e no Campeonato do Mundo, em 2026. Temos o talento e temos que o mostrar ao mundo“, referiu.
Com esta sessão, o IEFP quis reconhecer publicamente os jovens do distrito de Viana do Castelo que alcançam o sucesso através da via profissionalizante, cada vez mais valorizada pelos empregadores.
Este percurso permite uma rápida inclusão no mercado de trabalho em áreas estratégicas para diferentes setores de atividade, contribuindo para o crescimento económico da região e do país.
Na ocasião, Pedro Lopes, diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Viana do Castelo, apresentou o plano estratégico para 2025-2028, que define como um dos principais objetivos o reforço da área de inovação tecnológica.