O número de horários semanais realizados para as principais cidades da Galiza aumentou para 56 em Vigo, 39 em Santigo de Compostela e 21 na Corunha, com partida no Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto. A paragem de Pontevedra também foi reaberta, após ter estado encerrada desde 2021 devido às restrições de mobilidade impostas durante a pandemia.
Este reforço da operação da Rede Expressos é uma consequência do aumento da afluência de passageiros para a Galiza (+15% que 2023), uma vez que há cada vez mais portugueses a trabalhar no norte de Espanha, maioritariamente oriundos dos distritos do Porto e de Braga, bem como pelo crescente fluxo de passageiros que se dirigem à Corunha para embarcar em barcos de cruzeiro que escalam regularmente no Puerto de La Coruña.
Também o fluxo de turistas espanhóis e portugueses que visitam, respetivamente, o norte de Portugal e o norte de Espanha, foi tido em conta pela Rede Expressos nesta iniciativa de reforçar o número de autocarros para a Galiza.
Portugal é o primeiro país emissor de turistas para a Galiza, num total de 624 mil dormidas, em 2023, representando cerca de 20% do total. Uma tendência que se mantém com os dados disponíveis no primeiro semestre do corrente ano, onde se registou uma subida de 15% em relação a período homólogo de 2023.
Como afirma Fernando Correia, responsável pelos serviços internacionais da Rede Expressos “este reforço de ligações para a Galiza é um reflexo da crescente mobilidade transfronteiriça e do dinamismo do mercado turístico, garantindo uma melhor experiência de viagem aos passageiros, com mais opções e maior flexibilidade para quem se desloca entre Portugal e Espanha“.