O Vereador da Educação, Ciência e Conhecimento e Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, introduziu a agenda, que reflete a colaboração estratégica entre a CMVC e o TN-CDV, com o objetivo de promover a arte e a cultura em todas as suas formas, destacando o Ciclo de Concertos Atlânticos que, no âmbito da programação alargada de Viana Capital da Cultura do Eixo Atlântico, apresentará 10 concertos, com nomes como Uxía Senlle em palco com as Cantadeiras do Vale do Neiva, já no dia 18 de janeiro.
De seguida, as mais de 50 diferentes propostas artísticas foram apresentadas por Ricardo Simões, Diretor Artístico do TN-CDV, incluindo teatro, música, dança e cinema para todos os públicos, com destaque para as escolas e a participação artística de pessoas de diferentes idades e comunidades, sendo que as bilheteiras para a maioria dos espetáculos já estão abertas no site www.tmsm.pt.
A Companhia Residente do Teatro Municipal Sá de Miranda apresentará 8 novas criações, destacando-se “Nada Mais Bonito”, com encenação de Tiago Fernandes, com estreia a 11 de fevereiro, “Chaimite, um possível musical”, de e com Fernando Gomes, com participação especial de Augusto Canário, que assinalará o cinquentenário do 25 de abril numa comédia que estará em cena de 27 de março a 13 de abril, e “A Menina Júlia”, de August Strindberg, que estreará a 14 de novembro, para além das 5 criações do projeto de Teatro Escolar que serão apresentadas nas escolas do Concelho de Viana do Castelo.
Uma vez por mês, há teatro para públicos familiares, sempre aos sábados, às 17h00, na Sala Experimental, por onde vão passar, entre outros, “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, pela Cegada Teatro; “Amadeos”, sobre a vida e obra do pintor Amadeo de Souza-Cardoso, pelo Teatro Artimagem; “Olha a Bruxa, Nicolau!”, de Cátia Terrinca; “O Conto Japonês”, a partir de Sophia de Mello Breyner, pelo Teatro das Beiras, entre outras propostas, que incluem teatro para bebés e os solos “Cachimónias”, de Rafaela Sá e “Despertar”, de Marta Bonito.
No mês de abril, o destaque vai para “Um Museu Vivo de Memórias Pequenas e Esquecidas”, de e com Joana Craveiro, pelo Teatro do Vestido, nos dias 26 e 27, a que seguirão os XXV Encontros de Cinema de Viana, de 5 a 16 de maio, e o FITEI em Viana do Castelo, de 23 a 25 de maio. O 34º Festival de Jazz acontece nos dias 26 e 27 de julho, seguindo-se a Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, dedicada ao tema “O Teatro de Pina Bausch” e que conta com Alexandra Moreira da Silva, Albano Jerónimo, Isabel Barros e Sara Belo, entre outros criadores convidados, estando as candidaturas para participantes já abertas. A 8 e 9 de agosto, o Neopop, festival de música eletrónica, apresenta dois concertos na Sala Principal.
Ao longo do ano, a ARTEAM e a Academia de Música de Viana do Castelo apresentarão diversos eventos, como o Concerto para a Família, os concertos da Orquestra de Sopros e os Concertos Didáticos, sendo que também a Hinoportuna, a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo e a ZEPAM Associação Juvenil dedicada à obra do Maestro José Pedro que assinalará os seus 50 anos de atividade, apresentarão os seus espetáculos.
O ano termina com a Cerimónia de Encerramento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico e um concerto do Ciclo de Concertos Atlânticos, a 13 de dezembro, seguida da Apresentação da Programação 2026, também com um concerto, no dia 20 de dezembro de 2025.
Para mais informações e consulta da programação completa, visite o site oficial do Teatro Municipal Sá de Miranda: tmsm.pt.