Aumentar o consumo diário de fruta e hortícolas nas crianças em idade pré-escolar e de 1.º ciclo do ensino básico é o principal objetivo do desafio "Heróis da Fruta", promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que conta com o apoio principal da ALDI e dos parceiros Blédina e Maçã de Alcobaça. A monitorização desta iniciativa é feita anualmente pelo Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB-FMUL).
Na avaliação da última edição dos ‘Heróis da Fruta’, verificou-se um aumento de 16,8% no consumo diário de lanches escolares saudáveis entre as crianças do distrito de Viana do Castelo que participaram na iniciativa.
Esta é uma das conclusões do relatório da 13.ª edição da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ e os dados apresentados são baseados no autorrelato dos professores responsáveis pela implementação do desafio nas escolas.
Na amostra do distrito de Viana do Castelo, foram analisados dados de 1544 crianças entre os 3-11 anos de idade de 29 estabelecimentos de ensino, nomeadamente dos municípios de Monção, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Melgaço e Arcos de Valdevez.