Aderiram à edição deste ano 75 municípios, que em 32 etapas, ao longo do ano, através dos restaurantes e estabelecimentos de hotelaria de cada um deles, mostrarão as suas iguarias típicas, dinamizando a economia local.
A iniciatica decorre em Viana do Castelo nos dias 11, 12 e 13 de abril.
Para Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, a gastronomia e os vinhos são uma mais-valia fundamental da região e “dos produtos que mais contribui para a coesão territorial entre os vários subdestinos, dando também uma importante ajuda para combater as dificuldades que a sazonalidade sempre coloca”.
A atratividade do produto “Gastronomia e Vinhos” está ainda demonstrada “na capacidade de fidelização a um determinado território e na oportunidade que abre para dinamizar outros segmentos turísticos, como o enoturismo, o turismo rural, o turismo patrimonial, o turismo de natureza, o wellness e vários outros”, considera ainda o responsável pelo turismo na região.
Os Fins de Semana Gastronómicos levam os municípios a elaborar, juntamente com restaurantes e unidades de alojamento, pacotes especiais para a data, com uma oferta mais estruturada, tendente a promover todo o seu território, incluindo descontos em entradas de museus, visitas guiadas e experiências endógenas.
São 908 os restaurantes aderentes aos Fins de Semana Gastronómicos, 680 alojamentos e 255 espaços de enoturismo público-privados que se associaram, que entre todos eles disponibilizarão mais de 200 receitas de iguarias típicas para todos os momentos de degustação.
A programação completa e os restaurantes aderentes estarão disponíveis a partir de hoje em www.finsdesemanagastronomicos.pt.