Natural de Viana do Castelo, José Carlos Resende foi agraciado “pelos notáveis serviços prestados à Democracia com uma intervenção ativa e comprometida, sempre no exercício do desígnio da liberdade, empenhando-se de forma incansável no fortalecimento dos valores democráticos, e à sua carreira profissional, destacando-se a atuação visionária enquanto fundador e primeiro bastonário da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução“.
José Carlos Resende morreu em abril de 2024, aos 69 anos.
“Não há palavras que façam justiça à admiração, reconhecimento e gratidão que por si temos. Mais do que o cargo, José Carlos Resende é parte da História e das histórias desta casa e das profissões que honrou todos os dias. Ficará, para sempre, associado a tantas das lutas travadas e a tantas das conquistas alcançadas, bem como na memória de todas e de todos que com ele se cruzaram“, lamentou, na altura, a Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução.
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, também se pronunciou então, de forma emocionada, sobre a partida de José Carlos Resende, que descreveu como “um líder excepcional que emergiu, a níveis nacional e internacional, em amplos planos: profissional, associativo, social e político“.
“Foi um distinto defensor dos valores de Abril, demonstrando, em todos os momentos e situações, um compromisso inabalável com a democracia, a liberdade, a justiça social e as melhores práticas. Percursor de uma contínua abordagem humanista, inspirando todos a prosseguirem os seus pensamentos na defesa de múltiplas e destacadas causas“, afirmou.
“Além das suas qualidades como líder e humanista, Carlos Resende também será sempre reconhecido como um profissional de referência. A sua visão e habilidades serão admiradas intergeracionalmente, solidificando-se como referencial e figura influente nos domínios da Solicitadoria e Políticos“, acrescentou.
O autarca defendeu ainda que José Carlos Resende “deixa um histórico impressionante e ética de trabalho exemplar, que conquistou o respeito e admiração de muitos“.
“A capacidade e habilidade de liderança, a dedicação aos valores de Abril e seu profissionalismo inquestionável fazem dele, para sempre, uma personalidade indutora e digna de reconhecimento. Foi uma força positiva que marcou profundamente não apenas a sua comunidade, mas também todos que com ele se cruzaram, deixando um legado de excelência e humanidade“, declarou.
Luís Nobre revelou ainda que José Carlos Resende lhe serviu de “estímulo e inspiração” desde 1993: “Caminhamos juntos 31 anos na intervenção autárquica. Resende, foste porto seguro e, em 2021, o primeiro a sussurrar-me: ‘hoje, não tenho dúvidas sobre o teu futuro e capacidade para o percorrer’… Obrigado, Resende! Até sempre, amigo“.
Deputado na Assembleia Municipal de Viana do Castelo desde 1994, José Carlos Resende exerceu funções como presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, foi sócio fundador da Rádio Alto Minho e o primeiro Bastonário da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução.
Fotografia: Duarte Lago