A atribuição do título deve-se aos “notáveis serviços prestados à população vianense e aos serviços de saúde do concelho, enquanto médico, diretor clínico hospitalar e Presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho“, informa a Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Nascido em 1955 em Valpaços, no distrito de Vila Real, António Franklim Ribeiro Ramos é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo concluído a especialidade de Anatomia Patológica no Hospital Geral de Santo António.
Foi diretor do Serviço de Anatomia Patológica do Hospital de Santa Luzia em 1991 e sete anos depois, em 1998, foi diretor do Departamento de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica.
Em 2004, obteve pela Ordem dos Médicos a Competência em Gestão dos Serviços de Saúde e foi provido no lugar de Chefe de Serviço do Centro Hospitalar do Alto Minho. Foi também presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Anatomia Patológica e vogal do Colégio de Anatomia Patológica da Ordem dos Médicos.
Em 2009, foi nomeado diretor clínico hospitalar e em 2014 foi nomeado presidente do Conselho de Administração da ULSAM, cargo que exerceu até 2024.
Aposentou-se no dia 1 de julho do ano passado, sendo atualmente presidente da Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.