A distinção surge no âmbito do projeto “Memória Social e Respetivo Substrato Neural no Envelhecimento”, que é liderado por Torcato Meira.
Esta investigação pioneira visa compreender como é que o envelhecimento afeta a memória social e o papel do hipocampo nesse processo.
“Como vencedor do Prémio MSD de Investigação em Saúde 2024, vejo-o sobretudo como mais uma importante responsabilidade, mais um desafio ao qual pretendemos estar à altura. Agradeço o apoio da MSD e da restante equipa do projeto: André Magalhães, Cláudia Leitão, Tiago Gil Oliveira e João Cerqueira“, reagiu Torcato Meira, na tarde desta terça-feira, nas redes sociais.
O Prémio MSD de Investigação em Saúde é um prémio direcionado a Instituições de Prestação de Cuidados de Saúde ou Instituições Científicas sem fins lucrativos, que contenham equipas de trabalho constituídas por Médicos Internos e Especialistas e que permite que as mesmas apresentem a concurso Protocolos de Investigação na área da Saúde, inovadores e com impacto real na saúde, que desejem ver reconhecidos e apoiados na sua implementação.
De lembrar que, em outubro de 2023, Torcato Meira foi distinguido também com o Prémio Professor Manuel Teixeira da Silva pelo Instituto de Investigação em Ciências da Vida e Saúde (ICVS) da Universidade do Minho.