Em declarações à Rádio Geice, o jornalista de economia elogiou o Viana STARTS, projeto apresentado pela autarquia nessa conferência e que cruza ciência, tecnologia e artes.
“Estamos muito sentados em Lisboa e no Porto, mas há muitos concelhos, fora dos dois grandes centros, que fazem projetos muito interessantes e que são exemplo para outros concelhos“, afirmou, referindo-se ao Viana STARTS, que vai nascer no antigo Matadouro Municipal de Viana do Castelo.
António Costa defendeu ainda que a capital do Alto Minho tem-se registado, nos últimos anos, “um peso muito relevante” em termos de indústria, beneficiando, para isso, da “invejável posição geográfica” em que se insere, “entre a serra, o rio e o mar“.
De lembrar que a reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal corresponde a um projeto de seis milhões de euros, que obteve um financiamento de cerca de cinco milhões de euros do FEDER.
Vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular.
Será feita uma intervenção em todo o recinto para a concretização de um processo de renovação e construção inovador, no âmbito da Iniciativa Urbana Europeia (EUI), numa empreitada que conjuga demolição, reabilitação e construção nova, sendo que a obra, já consignada e em fase de arranque, prevê a preservação da imagem formal do conjunto edificado existente.