FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

05 Fev 2025

Cristiano Ronaldo faz hoje 40 anos

Duarte Lago
Cristiano Ronaldo

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Cristiano Ronaldo comemora esta quarta-feira, 5 de fevereiro, o 40.º aniversário.

Nascido no Funchal, na Madeira, em 1985, no seio de uma família pobre, Cristiano começou desde muito cedo a despertar para o futebol, tendo ingressado em 1993 no Clube Futebol Andorinha, onde esteve duas épocas.

Depois, rumou até ao Nacional, também dois anos, antes de “voar” até ao continente para jogar na formação do Sporting.

Foi nos “leões” que em 2003, na inauguração do Estádio José Alvalade, em Lisboa, frente ao Manchester United, a sua exibição deu nas vistas e Alex Ferguson quis contratá-lo para os “red devils”.

Em seis anos nos ingleses, marcou 292 golos e ganhou vários troféus, entre os quais três campeonatos, em 2007, 2008 e 2009, e uma Liga dos Campeões, a primeira da sua carreira, em 2008.

Nesse ano, venceu também o Mundial de Clubes e ainda a sua primeira Bola de Ouro de melhor jogador do mundo.

Em 2009, a grandeza de Cristiano Ronaldo era tão excessiva que o Real Madrid o quis levar para a sua própria “galáxia”, contratando-o por cerca de 95 milhões de euros. À época, foi a maior transferência de sempre no mundo do futebol. Mas valeu a pena.

Em nove épocas, marcou 438 golos e tornou-se o melhor goleador da história dos “merengues”.

Ganhou dois campeonatos, duas Taças do Rei e duas Supertaças, num período em que o principal rival, o Barcelona, tinha uma das melhores equipas da sua história, e conquistou ainda quatro Ligas dos Campeões, três delas de forma consecutiva.

Nesses nove anos, Cristiano Ronaldo foi eleito quatro vezes como o melhor jogador do mundo, passando a totalizar cinco Bolas de Ouro.

Pelo meio, viveu momentos felizes também na seleção nacional, com a conquista do Euro 2016, em França.

Em 2018, decidiu mudar de ares. Foi para a Juventus, onde permaneceu durante três épocas e ganhou dois campeonatos, uma Taça e duas Supertaças. Marcou 134 golos.

Enquanto jogava na Juventus, Cristiano Ronaldo conquistou mais um troféu pela turma das Quinas. A Liga das Nações, em 2019.

Em 2021, regressou ao Manchester United, mas se há quem diga que se deve voltar onde já se foi feliz, no caso de CR7 acabou por se tornar um pesadelo. Ainda marcou 54 golos, numa altura na qual tinha mais de 36 anos, mas divergências com o então treinador Erik ten Hag levaram-no a abandonar Inglaterra por uma porta bem mais pequena do que aquela por onde tinha saído em 2009, quando foi para Madrid.

Seguiu-se o Al Nassr, onde Cristiano Ronaldo permanece desde o início de 2023. Também na Arábia Saudita vai somando golos atrás de golos. Ao todo, na sua carreira, tem 923. 135 deles na seleção nacional.

É o melhor marcador da história do futebol, tanto em equipas como em seleções, e tem um objetivo: chegar aos mil antes de pendurar as chuteiras.

Outro sonho de Cristiano Ronaldo passa por ganhar o Mundial por Portugal. É o título (mais importante) que lhe falta. A última oportunidade está agendada para 2026, quando tiver 41 anos.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts