FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Desporto

25 Fev 2025

Mais de 100 pilotos de 16 nacionalidades para etapa do Mundial de Trial em Viana

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Pela primeira vez, Viana do Castelo recebe, no dias 11, 12 e 13 de abril, uma etapa do Mundial de Trial, uma das "mais prestigiadas" disciplinas do desporto motorizado do mundo. Este é um evento totalmente gratuito para o público, que terá acesso a todas as zonas de competição.

O HERTZ FIM TRIAL WORLD CHAMPIONSHIP vai contar com a participação de 100 pilotos, de 16 nacionalidades, que vão competir em cinco categorias e que enfrentarão 9 zonas naturais no Monte de Santa Luzia e 3 artificiais distribuídas pelo centro da cidade.

Na sexta-feira, dia 11 de abril, haverá sessões de autógrafos e fotografias no paddock, instalado junto ao Gil Eannes. Sábado e domingo, 12 e 13 de abril, serão dois dias de competição..

Esta segunda etapa do calendário, sob a égide da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, é organizada pelo Motoclube Foz do Lima em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Em conferência de imprensa, o presidente da direção do Motoclube Foz do Lima, Daniel Costa, recordou que o clube, criado em 1995, já organizou diversas provas nacionais de trial e que foram “desafiados a fazer este mundial, num desafio muito grande que só é possível com o
apoio da Câmara Municipal”.

Manuel Marinheiro, Presidente da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, indicou que “será uma oportunidade para assistir ao vivo a um evento de competitividade e empenho dos melhores atletas de trial”, numa prova “competitiva, emocionante e segura

Jorge Viegas, da FIM – Federação Internacional de Motociclismo, assegurou que “vão estar os melhores pilotos do mundo de trial em
Viana do Castelo”.

Também Manuel Marinheiro, Presidente da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, indicou que “será uma oportunidade para assistir ao vivo a um evento de competitividade e empenho dos melhores atletas de trial”, numa prova “competitiva, emocionante e segura”.

Manuel Vieira, da comissão de trial da Federação de Motociclismo de Portugal, realçou que esta será a 15ª vez que Portugal recebe uma prova mundial da modalidade, “o que é uma alegria e um certificado de que Portugal faz bem”. Destacou que, em Viana do Castelo, “teremos imagens de uma beleza rara, com mar, rio e montanha”, explicando que os pilotos vão sair da zona ribeirinha da cidade e rumar a Santa Luzia, onde terão uma zona artificial junto ao templo monumento de Santa Luzia e diversas zonas no monte, em percursos curtos e com vários níveis de dificuldade.

Nuno Feliz, diretor da prova, realçou “as exigências” da Federação Internacional de Motociclismo, assegurando que “vamos chegar a bom porto” graças à “qualidade organizativa” que não falta a nível nacional.

Paulo Marques, figura incontornável do motociclismo nacional, frisou que o trial “é a base da pilotagem, já que representa o controlo total dos comandos da mota” e destacou “as paisagens fantásticas e o piso muito apropriado” que Viana do Castelo oferece à modalidade. “Vamos ter a nata do trial do mundial em Viana do Castelo, o que irá aproximar o público desta modalidade”, destacou ainda.

Já a piloto vianense Mariana Afonso disse ser “um orgulho” voltar à competição a nível mundial “e poder competir em casa, num mundial tão bonito e bem organizado”.

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse esperar que Viana do Castelo seja “uma das melhores etapas deste mundial de trial” e afirmou que um dos objetivos do município ao apoiar provas desta envergadura “é que os nossos atletas possam conviver com os seus ídolos nacionais e internacionais, o que certamente permitirá sedimentar a modalidade no concelho”.

 

Últimas Noticias

Últimos Podcasts