O vianense Iúri Leitão sagrou-se campeão da Europa de Scratch, esta sexta-feira, nos Campeonatos da Europa de Pista que se disputam em Heusden-Zolder, na Bélgica.
É o quarto título europeu nesta disciplina, depois dos triunfos em 2020, 2022 e 2024.
É também a segunda medalha que conquista nestes Europeus, depois de esta quinta-feira ter ficado em primeiro lugar na Corrida por Pontos.
Aos 26 anos, Iúri Leitão continua a conquistar títulos atrás de títulos, depois de em agosto do ano passado ter-se sagrado campeão olímpico em Madison, juntamente com Rui Oliveira, e vice-campeão olímpico, a solo, em Omnium, na competição que se disputou em Paris.
O feito, recorde-se, levou a Câmara Municipal de Viana do Castelo a atribuir-lhe o título de Cidadão de Honra na gala do 177.º aniversário de elevação a Cidade, que se realizou no dia 20 de janeiro.