O projeto englobou a plantação de 2.600 laranjeiras de quatro espécies diferentes, promovendo não só a reconstrução do património rural, mas também a preservação da biodiversidade, tendo sido simbolicamente plantadas cerca de 30 laranjeiras.
A plantação de laranjeiras, no lugar de Espantar, onde anteriormente existia pinheiro-bravo, resultou de uma candidatura ao projeto Condomínio de Aldeia, num investimento de perto de 50 mil euros, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
A sessão contou com a presença da Vereadora do Ambiente, Fabíola Oliveira, que destacou a relevância desta iniciativa na gestão estratégica de combustíveis, especialmente em zonas edificadas mais vulneráveis.
Também estiveram presentes os representantes da Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas, do Gabinete Técnico Florestal e da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, do Município de Viana do Castelo, assim como representantes da Freguesia da Montaria, a equipa de Sapadores Florestais do Baldio da Montaria, a equipa do Corpo Nacional de Agentes Florestais, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, além da população local.