A primeira fase de candidaturas decorre até 17 de fevereiro, em www.festasdaagonia.com, e está aberto a mulheres entre os 18 e os 35 anos. Para isso, devem enviar duas fotografias trajadas e ouradas, um vídeo de apresentação de até 30 segundos e a documentação solicitada.
De seguida, o júri vai selecionar as 20 candidatas que vão ao Sá de Miranda, onde terão de partilhar a sua ligação à Romaria perante um painel de jurados especializados em várias áreas.
Após a escolha da mordoma, três fotógrafos convidados pela VianaFestas e pela Comissão de Festas da Romaria vão apresentar propostas de cartaz, sendo uma delas selecionada para representar oficialmente a festa. A grande revelação está prevista para maio.
A Romaria de Nossa Senhora d’Agonia vai decorrer entre os dias 12 e 20 de agosto.