Em comunicado , a autarquia limiana adianta que o evento “marca o início de um ciclo de celebrações e atividades que destacarão as riquezas culturais, gastronómicas e vitivinícolas da região”
Os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo foram recentemente reconhecidos como Região Europeia da Gastronomia e Vinho 2025.
“Este prestigiado reconhecimento celebra a excelência da gastronomia local e dos Vinhos Verdes, com um foco especial na casta Loureiro, um dos produtos endógenos mais emblemáticos da região”, lê-se na nota.
O objetivo principal é promover o turismo enogastronómico e a valorização do património cultural dessa área. O projeto procura impulsionar a produção de Vinhos Verdes, fortalecer a identidade gastronómica local e fomentar o turismo sustentável.
Além disso, promove a economia circular, incentivando a colaboração entre as comunidades e os diversos atores locais, e ainda estimula o intercâmbio de saberes entre profissionais do setor agroalimentar, da restauração e de outros segmentos estratégicos.
A marca “Loureiro do Vale do Lima”, criada para destacar a qualidade dos Vinhos Verdes da sub-região do Lima, reflete o compromisso da região com a valorização de seus produtos endógenos.
Este esforço é complementado pela promoção da gastronomia regional, um elemento chave para a dinamização da economia local e atração de turistas e investimentos.
Reconhecido como um destino turístico de excelência, o Vale do Lima combina tradição e inovação, oferecendo uma experiência única que junta cultura, gastronomia de alta qualidade e práticas sustentáveis.
Esta iniciativa consolida o Vale do Lima como centros de referência em turismo e enogastronomia, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a fixação de comunidades na região.