A equipa das quinas conseguiu o apuramento após vencer dois jogos e empatar um, na fase de qualificação do Grupo A que decorreu no Pavilhão Municipal da Maia, entre 21 e 23 de fevereiro.
Faltam agora apurar as restantes seis equipas, dos três grupos, até ao próximo mês de abril, para serem conhecidos aqueles que acompanharão Portugal e Israel.
“A Seleção Nacional de Futsal para Surdos teve sua atividade interrompida em 2006. Por longos anos, o silêncio tomou conta das quadras, mas em novembro de 2023, renascemos”, referia Sara Almeida aos seus atletas, aquando do último jogo de qualificação. Um percurso marcado por “desafios inesperados”, mas encarado com “coragem e dedicação”. “Somos como a fênix: renascemos das cinzas, mais fortes e preparados para escrever uma nova e brilhante jornada.”
Recorde-se que Sara Almeida, natural de Alvarães, assumiu o cargo de Selecionadora Nacional em novembro de 2023 e, desde então, já trouxe a equipa para Estágio em Viana do Castelo por sete vezes, contando com o apoio da Câmara Municipal e do Torre Sport Clube, além da organização da Liga Portuguesa de Desporto para Surdos em parceria com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência.