FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Música

20 Fev 2025

Sonic Blast Fest anuncia mais 13 nomes

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
A 13.ª edição do Sonic Blast Fest volta à Praia da Duna dos Caldeirões, em Âncora, de 07 a 09 de Agosto e confirma agora mais 13 nomes no cartaz de 2025.

King Woman, Monolord, Chalk, Ditz, King Buffalo, Messa, Castle Rat, Dead Ghosts, The Atomic Bitchwax, Witchthroat Serpent, Vinnum Sabbathi, Tō Yō e Daily Thompson juntam-se aos já anunciados Circle Jerks, Earthless, Fu Manchu, Amenra ou Emma Ruth Rundle.

Os King Woman, liderados por Kristina Esfandiari, são realmente um dos grandes destaques deste novo anúncio do Sonic Blast Fest, uma banda que se move entre o post-rock, grunge e doom metal, com um lirismo enigmático e opressivo. Com a sua envolvente e inconfundível presença vocal, Kristina e os seus companheiros prometem trazer à nossa Praia da Duna dos Caldeirões alguma da música mais pesada e emocional desta edição do Sonic Blast. Na bagagem, trazem os celebrados discos Celestial Blues (2021) e Created in the Image of Suffering (2017).

Os Monolord são outro dos nomes que maior furor vão gerar deste novo conjunto de confirmações. Os suecos também promete trazer peso para Âncora, e muito, com a sua poderosa fusão de riffs pesados e sombrios e melodias hipnotizantes. Tendo conquistado reconhecimento pelas suas impressionantes performances ao vivo e com álbuns aclamados pela crítica como Empress Rising (2014), Rust (2017) ou No Comfort (2019), já para não falar do mais recente Your Time to Shine (2023) que ainda nos ribomba nos ouvidos, os Monolord continuam a ultrapassar limites e expandir os horizontes do doom metal. A cada lançamento, o power trio nórdico solidifica a sua posição como uma das principais forças do género. Thomas Jager, Esben Willems – ele que recentemente se aventurou também com um álbum a solo, Glowing Darkness (2024) – e Mika Häkki vão fazer tremer as dunas da praia com o impacto da sua atuação.

Os Chalk, por seu turno, são um trio de músicos e cineastas (já galardoados com um Óscar, note-se, com An Irish Goodbye) irlandeses, Ross Cullen, Benedict Goddard e Luke Niblock. Preparam-se para pôr o Sonic Blast a mexer a sério, representando uma nova onda de dance punk que está a contagiar fortemente as ilhas britânicas e não só. Com eles trazem uma trilogia de EPs que têm dado que falar na mais reputada imprensa internacional, em publicações como a Rolling Stone ou a DIY Magazine.

Na sua globalidade, este é um anúncio que ilustra claramente a contínua aposta na diversidade musical, cada vez mais imagem de marca do Sonic Blast Fest: desde o rock caótico dos ingleses Ditz ao denso psicadelismo dos King Buffalo, passando pela aproximação única ao doom sinistro mas ainda assim gingão dos Messa ou pelo delicioso excesso do doom metal Sabbathiano saído de uma sessão de D&D dos Castle Rat, já para não falar do culto absoluto dos Witchtroat Serpent, praticantes de um doom oblíquo, recheado de misticismo, há mesmo “de tudo um pouco”, como se costuma dizer, e tudo vai deixar marcas na nossa praia. O garage rock misturado com surf punk dos Dead Ghosts também vai dar para levantar areia com um pezinho de dança abrutalhada, enquanto que o nosso já bem conhecido stoner rock dos The Atomic Bitchwax, a atirar para as raízes do festival, vai fazer toda a gente sentir-se em casa, tal como as vibes do deserto dos Daily Thompson. Para os adeptos de viagens da mente, continua a haver psicadelismo com fartura, desde a nostálgica acidez dos nipónicos Tō Yō às lisérgicas distorções dos mexicanos Vinnum Sabbathi.

Estas novas confirmações juntam-se às já anteriormente anunciadas Fu Manchu, Amenra, Circle Jerks, Earthless, Emma Ruth Rundle, My Sleeping Karma, Dopethrone, Slomosa, Jjuujjuu, Patriarchy, Gnome, Same Area, Daevar e Spoon Benders, ficando assim um total de 27 artistas já confirmados para o festival.

A Garboyl Lives – promotora e organizadora do evento – anunciou o festival para os dias 07, 08 e 09 de agosto de 2025, com o habitual warm up a ter lugar no dia 06. O recinto continua assim a combinar várias das experiências que já se tornaram parte elementar de todas as marcantes edições do Sonic Blast Fest: praia, campo, rio, pinhal e riffs. Muitos, muitos riffs!

Os passes gerais estão disponíveis neste momento, sendo que os bilhetes em modalidade early bird já se encontram esgotados.

A edição de 2024 foi a primeira a ter lugar em Âncora que esgotou todos os tipos de passes (gerais e diários), contando assim com mais de 15.000 pessoas no recinto ao longo dos três dias de festival. A estes números juntam-se perto de 3.000 entradas no dia de warm up e de recepção aos fãs.

 

App Geice Fm
App Geice Fm

Últimas Noticias

Últimos Podcasts