O projeto, que nesta fase é exclusivamente feminino, resulta de uma parceria com a Academia de Ciclismo do Alto Minho e foi dado a conhecer no sábado, em Melgaço.
Ao todo, a secção é composta por 16 atletas, divididas entre equipa de competição e formação.
Da equipa de competição fazem parte Mariana Pereira (Sub-17), Mayanara Silva (Sub-19), Marina Peixoto, Ana Falcão, Cristiana Martins e Francisca Cambra (Elite), Benedita Martins (Master 40) e Rosa Maria Marques (Master 50).
As atletas vão levar o Coração de Viana ao peito, nas camisolas, naquela que é uma parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e cujo objetivo é promover a nível nacional não só o clube, mas a própria capital do Alto Minho.
De lembrar que o Sport Clube Vianense já festejou grandes feitos graças ao ciclismo. Entre eles, a conquista de Manuel Torres do Campeonato Nacional Junior de Perseguição, em 1961, e o histórico 2.º lugar de Manuel Seixas na Volta a Portugal, em 1927.
Além da “ressuscitada” secção de ciclismo, a coletividade, que celebra em março o 127.º aniversário, conta também com andebol, automobilismo, bilhar, danças de salão, futebol, futsal, judo e ténis de mesa.