O evento reuniu mais de 150 pilotos, com mais de uma centena a competirem na prova pontuável para o Europeu. A competição arrancou na sexta-feira à noite com a Super Test, desenhada no paddock instalado no Recinto das Feiras de Santiago do Cacém. No sábado e domingo, os atletas enfrentaram três voltas diárias a um percurso de cerca de 50 km, composto por três especiais por volta e com um piso predominantemente arenoso
Mariana Afonso, da equipa Afonso Motos, apostou numa KTM 250 EXC-F para enfrentar o traçado desafiante. Apesar das dificuldades iniciais de adaptação ao novo modelo, a jovem piloto de Viana do Castelo demonstrou uma evolução notável ao longo da prova.
No sábado, Mariana evidenciou um bom ritmo, terminando algumas especiais perto do pódio. Apesar de alguns percalços, terminou em 6.º lugar, um resultado que não reflete totalmente o seu desempenho promissor.
Já no domingo, a falta de concentração e várias quedas condicionaram a sua prestação, culminando num 7.º lugar final – sendo ainda assim a 2.ª melhor portuguesa em prova.
No Nacional, Mariana voltou a ser segunda classificada, cimentando igual posição na classificação geral, quando estão cumpridas quatro jornadas do campeonato.
No balanço geral da classe europeia de Senhoras, Mariana Afonso fechou esta primeira jornada na 6.ª posição.
“Misto de sentimentos neste fim de semana. No primeiro dia senti-me bem e, apesar do terreno arenoso, consegui impor algum ritmo nas especiais. Pelo contrário, hoje foi uma desgraça – caí em todas as passagens e fui até à última a tentar recuperar. Saio desta estreia no campeonato europeu contente e ciente de que, corrigindo alguns pontos, consigo muito mais. Que venha Fafe pois já tenho saudades da pedra”, disse a jovem piloto no final da prova.
O Campeonato Europeu de Enduro prossegue já no próximo fim-de-semana em Fafe.