A quinta sessão decorre a 8 de abril de 2025, pelas 16.30 horas, no Teatro Diogo Bernardes, destinada a agentes da cultura e da educação da região.
As “Conversas de Boca Aberta” são uma série de encontros que visam pensar e potenciar as relações entre instituições culturais e educativas, através da partilha de experiências, práticas e conhecimentos.
A sessão destina-se a todos os agentes da cultura e educação do território: equipas das áreas da cultura (teatros, bibliotecas, museus, arquivos, entre outros) e equipas da área da educação (responsáveis pela coordenação de equipamentos escolares, educadores de infância e professores, auxiliares de ação educativa, associações de pais e encarregados de educação).
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória através de Formulário de inscrição online .
O 5.º encontro será subordinado ao tema, Diversidade cultural na infância: criar juntos a partir das diferenças. Num mundo onde as escolas acolhem cada vez mais diversidade, como podemos garantir que todas as vozes são ouvidas? A diversidade cultural é hoje uma realidade incontornável nos territórios, refletindo-se no aumento da diversidade linguística e cultural nas salas de aula e nos palcos.
Nesta conversa, vamos explorar como a escola e os teatros podem ser agentes de inclusão, derrubando barreiras que dificultam a participação de muitas comunidades estrangeiras.
Discutiremos exemplos de projetos artísticos participativos, os seus impactos e desafios, e a necessidade de criar iniciativas de continuidade que reforcem a ligação entre escolas, teatros e comunidades. Porque, no final, não importa o que nos une ou separa, mas sim o que podemos construir juntos.
O Boca Aberta é uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação “la Caixa”, em colaboração com o BPI, e em parceria com o Plano Nacional das Artes.