A exposição propõe um percurso pela história política, social e cultural do país, com particular enfoque em Ponte de Lima, entre a revolução e o período constitucional.
O visitante terá a oportunidade de percorrer através das imagens, dos textos e dos documentos expostos uma fase da história contemporânea em que na sociedade portuguesa se debatem diferentes projetos políticos e sociais e se constitui um quadro institucional democrático. Um conjunto de panfletos, programas partidários, folhas volantes e outros materiais de propaganda, muitos deles pouco conhecidos, são apresentados com uma informação de enquadramento, tratando de temas como a liberdade de imprensa, a emancipação feminina, o associativismo, a emergência de novas formas de relações com o livro, o cinema e o teatro, entre outros aspetos.
Centrando a sua atenção nos documentos que se referem aos factos que decorreram no concelho de Ponte de Lima e às personalidades limianas que tiveram um papel mais ativo durante os anos de 1974 e 1976, abordam-se os principais acontecimentos, nomeadamente as ações partidárias, os assaltos às sedes partidárias, as campanhas e os atos eleitorais.