A avaliação, divulgada esta semana, envolveu 336 unidades a nível nacional, das quais 313 foram aprovadas para financiamento, num investimento global de 635 milhões de euros, dos quais 110 milhões provêm do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No caso do IPVC, o resultado representa não apenas uma validação da qualidade investigação científica desenvolvida na instituição, mas também um marco histórico, com unidades a serem reconhecidas pela primeira vez.
“Estes resultados confirmam o investimento estratégico da instituição na valorização da ciência aplicada e na criação de ecossistemas de investigação com impacto real no território e nas comunidades. Esta avaliação resulta, não só do trabalho desenvolvido por todos, mas também centra a missão do Politécnico de Viana do Castelo no caminho dos doutoramentos, que serão o passo seguinte“, sublinha o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues.
Unidades sediadas no IPVC reconhecidas pela FCT
O IPVC tem atualmente três centros de investigação próprios, todos eles agora financiados pela FCT.
- CISAS – Center for Research and Development in Agrifood Systems and Sustainability
Recebeu a classificação de Bom, sendo uma unidade consolidada na investigação de sistemas agroalimentares, com uma abordagem interdisciplinar orientada para a sustentabilidade, a segurança alimentar e a valorização dos produtos e do território. - ADiT-Lab – Applied Digital Transformation Laboratory
Recebeu pela primeira vez a classificação de bom e financiamento da FCT, uma conquista que reconhece a sua evolução enquanto unidade emergente. Dedica-se à investigação aplicada em transformação digital, com impacto na inovação organizacional, social e cultural. - proMetheus – Materiais, Energia e Ambiente para a Sustentabilidade
Também com classificação de Bom, é uma unidade multidisciplinar focada em soluções sustentáveis nas áreas dos materiais, energia e ambiente. Esta avaliação marca um importante passo na consolidação da sua atividade científica.
“É fundamental reconhecer o trabalho dos investigadores, que sustentam estes resultados e colocam o IPVC entre as instituições com uma presença científica qualificada e crescente no panorama nacional. Do ponto de vista geral, atingimos o que pretendíamos: todas as nossas Unidades de Investigação, e aquelas em que participamos, estão acreditadas e financiadas“, diz Luís Paulo Rodrigues, pró-presidente para a Investigação do IPVC.
Presença do IPVC em unidades de investigação nacionais
A instituição integra também, como parceira, outras Unidades de Investigação com reconhecido mérito científico, das quais algumas obtiveram classificação de Excelente, reforçando a presença do IPVC em redes de investigação de excelência:
- SPRINT – Center in Sport, Physical Activity, and Health (muito Bom)
Desenvolvido em parceria com mais 10 instituições de ensino superior, obteve a classificação de Muito Bom, destacando-se como um centro de excelência na área da atividade física, desporto e saúde. Composto por 86 investigadores doutorados, é um exemplo de colaboração nacional para o avanço científico. - UICISA:E – Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (Muito Bom)
Liderança nacional na investigação em enfermagem e cuidados de saúde. - CITUR – Centre for Tourism Research, Development and Innovation ( Bom)
Foco na inovação, sustentabilidade e desenvolvimento territorial no turismo. - UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (Bom)
Integra investigação em gestão e economia com impacto nas organizações e políticas públicas. - CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design (Muito Bom)
Investigação multidisciplinar nas áreas criativas e territoriais. - InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação (Muito Bom)
Foco na inovação pedagógica, inclusão e políticas educativas.
Ciência aplicada com impacto real no território
Através das suas unidades próprias e das parcerias estratégicas em centros de excelência, o IPVC reforça o seu posicionamento na investigação científica aplicada, cruzando áreas como:
- Sustentabilidade e Agroalimentar
- Saúde e Enfermagem
- Desporto e Bem-Estar
- Transformação Digital
- Turismo e Território
- Gestão e Políticas Públicas
- Educação e Inovação Pedagógica
- Arquitetura e Design
- Mecânica e Materiais
- Civil e sustentabilidade
Este reconhecimento da FCT legitima a estratégia de investigação do IPVC e projeta a instituição para o próximo ciclo científico, onde o investimento em recursos humanos qualificados, internacionalização e novos programas doutorais será determinante.