FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

18 Abr 2025

PS quer “vencer as eleições no Alto Minho e reconquistar o sexto deputado”

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
O Partido Socialista apresentou, esta quinta-feira na Cervejaria Letraria, em Viana do Castelo, a sua lista de candidatos às eleições legislativas de 18 de maio pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, bem como o seu Manifesto Eleitoral para o Alto Minho.

A iniciativa, dirigida aos órgãos de comunicação social, reafirmou o compromisso do PS com o desenvolvimento sustentável do território, sublinhando a necessidade de se iniciar uma agenda de progresso.

“A lista apresentada é composta por candidatos profundamente ligados à região, preparados para defender os interesses do Alto Minho com determinação e proximidade. A equipa 100% Alto Minho, revigorada e renovada, alia experiência e juventude, com a presença de deputados, autarcas, dirigentes associativos, cuja mandatária distrital, Arcelina Santiago, é uma cidadã independe e ativista em prol da democracia, há mais de dez anos ligada a Monção”, refere o PS.

Durante o evento, os deputados à Assembleia da República, Marina Gonçalves e José Maria Costa, fizeram um balanço do seu trabalho na XVI Legislatura, que terminou com a marcação de eleições antecipadas, ao longo da qual apresentaram cerca de 40 iniciativas legislativas com impacto direto na região.

A eliminação do pórtico de Neiva na A28, com um relevante impacto nas empresas, trabalhadores e famílias, a aprovação da desagregação de freguesias, respeitando a vontade das populações, a valorização e proteção dos baldios, o avanço nas dragagens e na reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora, a valorização dos direitos e regalias dos bombeiros, bem como a redução do IVA da eletricidade e do IRS, aliviando a carga fiscal sobre as famílias, são algumas das medidas alcançadas que contribuíram de forma concreta para o desenvolvimento e valorização do Alto Minho.

A cabeça de lista, Marina Gonçalves, sublinhou, no entanto, que o ano de 2024 ficou aquém das expectativas, com atrasos em investimentos chave e dificuldades persistentes em áreas essenciais como saúde, habitação, educação, pescas e agricultura. Apesar disso, o PS, na oposição, conseguiu assegurar avanços relevantes, como o fim do pórtico de Neiva e o aumento das pensões, aprovados apesar do voto contra do PSD/CDS.

Mariana Gonçalves lamentou o oportunismo de outras forças partidárias, reafirmando que a iniciativa que permitiu a eliminação do pórtico de Neiva na A28 é do PS, tendo outros partidos votado favoravelmente, bem como a indisponibilidade do cabeça de lista da AD pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, Aguiar Branco, para participar em debates, como havia sucedido nas anteriores eleições. “Esta posição prejudica o Alto Minho e desvaloriza o território”, afirma.

Durante a sessão, foi apresentado o Manifesto Eleitoral do PS para o Alto Minho, um documento que reflete “uma visão clara e ambiciosa para a região, estruturado em dez prioridades centradas no reforço de uma saúde de proximidade, na promoção de habitação com renda acessível, na valorização da escola pública, na melhoria dos transportes públicos e acessibilidades, no apoio à primeira infância e valorização da autonomia dos idosos, na modernização da justiça local, na dinamização da economia do mar e no apoio ao tecido empresarial, na promoção da cooperação transfronteiriça, no apoio ao desporto e cultura e na aposta na agricultura sustentável”.

“O PS parte preparado para este ato eleitoral, com orgulho no trabalho feito e olhar firme no futuro. É tempo de um novo impulso para o Alto Minho, pois o futuro é já!”, declarou Marina Gonçalves, que definiu dois objetivos concretos “vencer as eleições no Alto Minho e reconquistar o sexto deputado para o círculo eleitoral de Viana do Castelo, perdido nas legislativas de 2024, pois tal significaria que houve um aumento dapopulação e a prosperidade deste território”.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts