FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Abr 2025

Viana assinala o Dia Mundial da Saúde com ações de prevenção e sensibilização

Rádio Geice

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Ao longo dos próximos dias, de 7 a 15 de abril, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai dinamizar diversas atividades que assinalam a comemoração do Dia Mundial da Saúde.

Estas ações de promoção, prevenção e sensibilização serão destinadas a diferentes públicos.

A ação “Primeiros Socorros e Treino de Suporte Básico de Vida”, a dinamizar em contexto escolar, tem como objetivo sensibilizar e habilitar para a prática de Suporte Básico de Vida, abordar a correta ativação do socorro e praticar a atuação em casos de necessidade de prestação de Primeiros Socorros.

Destina-se a funcionários de escolas do concelho, que irão abordar o circuito da chamada 112, desenvolver competências na vertente dos primeiros socorros, receber instrução sobre Suporte Básico de Vida (SBV) e Obstrução da Via Aérea (VA), treinar o algoritmo de SBV e manobras de desobstrução da VA e treinar a prestação de cuidados eficazes às situações de emergência.

Esta ação acontece para promover a literacia em saúde junto dos funcionários municipais, principalmente daqueles que desempenham a função de acompanhar o crescimento das crianças e jovens do concelho vianense. Com o mote de salvar vidas, prevenir o agravamento de uma lesão ou de uma doença ou contribuir para o processo de recuperação, estão previstas sessões em escolas do ensino básico e secundário, que poderão abranger cerca de 280 participantes.

Este ano, o tema da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde destaca a importância de “Inícios saudáveis, futuros esperançosos”. Nesse sentido, acreditando que a prevenção e a informação são essenciais para um começo de vida seguro, dia 12 de abril será promovida a iniciativa “E se me acontece alguma coisa?” no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo. Este promete ser um encontro onde pais, encarregados de educação e os mais pequenos terão a oportunidade de aprender noções essenciais de primeiros socorros.

A inscrição, gratuita mas obrigatória, de crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, deve ser feita através do link: https://forms.gle/7qHG3XfACyFGL1Qe9

Os encarregados de educação serão esclarecidos sobre o circuito da chamada 112 com partilha de estratégias para ensinar as crianças a ativar meios de socorro. Terão, ainda, contacto com noções básicas de primeiros socorros com momentos de exercícios práticos. As crianças serão convidadas a explorar os mesmos conceitos através de jogos educativos.

Ainda neste âmbito, nas sessões semanais do projeto “Rua a Brincar”, de 7 a 11 de abril, as crianças terão oportunidade de explorar o jogo “Crescer Saudável”, que inclui diferentes desafios sobre conhecimentos em saúde e bem-estar.

O Dia Mundial da Saúde, celebrado todos os anos a 7 de abril, marca o aniversário de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a cada ano se concentra numa preocupação específica de saúde pública.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts